8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Educação aplica Provinha Brasil aos alunos do fundamental

 

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aplica nesta quarta-feira (06/11) avaliação da Provinha Brasil aos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental. O processo avaliativo contempla todas as 17 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) geridas pela Secretaria Municipal de Educação e envolve 1061 estudantes.

Segundo a supervisora de ensino Valéria Fiorelli, a atividade possui caráter interno e de acompanhamento. “Este processo é importante, pois permite que acompanhemos o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos durante o ano”, explica.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização dos alunos matriculados no ensino fundamental nas escolas públicas de todo o país. A partir das informações e dados obtidos, gestores e professores tem condições de intervir de maneira mais eficiente nos processos de ensino e aprendizagem de seus alunos, otimizando as chances de alfabetização dos mesmos até os 8 anos de idade.

Aplicada aos alunos do 5º e 9º ano, a Prova Brasil avalia a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Os alunos do 5º ano participam da atividade nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, enquanto os alunos do 9º ano têm, além das áreas mencionadas, questões na disciplina de Ciências. A Prova Brasil será aplicada entre 11 e 21/11.

Os estudantes do 3º ano do ensino fundamental participam no mesmo período (11 a 21/11) da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Direcionada para as unidades escolares e estudantes em fase final do ciclo de alfabetização, a atividade produzirá indicadores que contribuirão ao processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para isso, além da aplicação de testes de desempenho, será feita análise das condições de escolaridade o estudante teve, ou não, para o desenvolvimento de saberes.

A Provinha Brasil, a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização são desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e distribuídas pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Estão envolvidas no processo a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Cesgranrio.

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas