8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Atletas do projeto “Cidadão Olímpico” treinam com novos equipamentos


Barreiras, cones, dardos, discos e outros itens foram entregues pela Caixa, parceira da Prefeitura de Jahu no projeto de atletismo que atende 70 crianças e jovens

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, conta com novos equipamentos para treino dos cerca de 70 atletas que fazem parte do projeto “Cidadão Olímpico - Correndo na Frente”. O material de treinamento foi entregue pela Caixa Econômica Federal, parceira do Município, ao coordenador do projeto na cidade, Cláudio Roberto de Sousa, o Claudinho, medalhista olímpico em Sidney/2000.

“Quero ressaltar a importância desse projeto, que deu muito certo”, diz o prefeito Rafael Agostini, citando o tripé envolvendo Poder Executivo, Caixa e o atleta ídolo do atletismo nacional que está à frente do projeto em Jaú. “É uma parceria que demos início no começo do ano. A Prefeitura disponibiliza local de treinamento (campo municipal) e profissionais de educação física e para cuidar dos equipamentos. A Caixa patrocina com verba de R$ 100 mil por ano para custear esse trabalho.”

O projeto Cidadão Olímpico funciona no Estádio Municipal Comandante João Ribeiro de Barros e no Distrito de Potunduva. São atendidas cerca de 70 crianças e jovens de 8 a 19 anos. O coordenador Claudinho diz que a procura de crianças para ingressar na escolinha é permanente. Informações devem ser obtidas na Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo (3602-4772) ou no local de treinamento.

“No caso do Cidadão Olímpico estamos oferecendo a escola de atletismo de rendimento e recebemos da Caixa nas últimas semanas todos os equipamentos, como dardos para arremesso, as barreiras para corrida e demais para o desenvolvimento da prática de atletismo. Todo esse material recebemos sem custo para o Município, graças a essa parceria que fomos buscar junto ao Claudinho e ao banco.”

O prefeito Rafael Agostini explica que o Cidadão Olímpico “na verdade é escolinha de atletismo voltada ao esporte de rendimento. Esse trabalho está dentro da nossa proposta de reestruturar as escolinhas. Tínhamos no começo do ano apenas duas ou três escolinhas que recebiam, através de convênios com ONG, verbas bastante significativas da Prefeitura para custear apenas atividades de futebol.”

 

Novo modelo - O prefeito falou que a nova política esportiva reformulou esse modelo, o que permitiu gastar menos recursos próprios e conseguir parcerias. Além da Caixa (Cidadão Olímpico), a Prefeitura de Jahu tem como parceiros o Banco do Brasil (Viva Vôlei) e o SESI (Atleta do Futuro).  “Estamos dando um choque de gestão em iniciação esportiva.”

O investimento no esporte de base tem várias frentes. “Além do projeto Cidadão Olímpico, que atende 70 atletas no campo municipal e no Distrito de Potunduva, estamos fazendo o Viva Vôlei no Maria Luiza 4 e em Potunduva, através de parceria com o Banco do Brasil. E em parceria com o SESI estamos desenvolvendo atividades do Programa Atleta do Futuro”.

Em termos de atividades esportivas oferecidas em escolinhas, a Prefeitura de Jahu disponibiliza aulas de basquete, capoeira, vôlei, futsal, judô, futebol, handebol, atletismo e karatê – além de natação, que será iniciada em breve. O objetivo é democratizar o acesso das crianças às diversas modalidades. “Nós fizemos uma reformulação desse trabalho de iniciação esportiva. O que se tinha antes na cidade era apenas vagas oferecidas pela Prefeitura em número reduzido em outras modalidades. O forte era dois ou três convênios com ONGs que desenvolviam atividades estritamente ligadas ao futebol, desprovido de um contexto social mais amplo e de um investimento em formação voltada a competições futuras.”

 

Mais qualidade - Claudinho de Sousa explica que os equipamentos faziam parte do pacote do projeto e que agora estão à disposição. “A partir do momento que você tem o material didático fica mais fácil trabalhar. E desperta mais interesse dos atletas, principalmente daqueles  que estão começando, que vêem um equipamento diferente, algo que nunca viram.”

Ele garante que o nível dos treinamentos vai se intensificar. “A gente vai conseguir trabalhar com mais qualidade. Dentre esses equipamentos trouxemos barreiras, pesos, discos dardos, barreirinhas para criança, colchonetes, medicine Ball, cordas... enfim, todo o material essencial das principais provas do atletismo, tanto para iniciação como para alto rendimento.”

 

 

OUÇA SONORA DO PREFEITO RAFAEL AGOSTINI SOBRE O PROJETO

OUÇA SONORA DO TÉCNICO CLAUDINHO SOBRE OS NOVOS EQUIPAMENTOS

 

Claudinho

 

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas