8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu viabiliza Estação Hidrológica para monitorar riscos de enchente no rio Jaú


Equipamento é instalado sobre a ponte da rua Sete de Setembro e integra parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e com o Cemaden

 

A Prefeitura de Jahu, por meio de um trabalho conjunto da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente, conseguiu viabilizar a instalação de uma Estação Hidrológica Automática na cidade. O equipamento tem como objetivo monitorar o nível da água do rio Jaú e alertar as autoridades quando há risco de enchente e transbordamento. O equipamento passa a funcionar em período de teste a partir desta segunda-feira (24/02).

 

A Estação Hidrológica foi conseguida pelo Município por meio de uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia (MCTI) e Inovação e com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). A instalação ocorreu nesta segunda-feira sobre a ponte da rua Sete de Setembro e vai monitorar 24 horas por dia o nível das águas nesse trecho da zona urbana.

O local escolhido para instalação da estação, segundo o coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, é porque apresenta a melhor localização para a medição do volume das chuvas – o início da Rua Quintino Bocaiúva costuma ser o primeiro ponto afetado na cidade em caso de enchente. “É um dos pontos mais críticos em termos de transbordamento do rio.”

 “A partir do momento que o nível do rio começar a subir, a estação gera informação fotográfica para o INPE, que faz o alerta e nos informa. Com essa informação podemos acionar os núcleos de apoio da Defesa Civil e moradores das proximidades do rio. A partir do momento que recebemos essa informação vamos compartilhar para as pessoas e tomar as ações preventivas.”

Sensores e fotos - O monitoramento é feito por meio de sensor instalado no equipamento, que mede a todo instante o nível do rio e envia fotos diárias para a unidade do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista, onde está o Cemaden. No caso de cheia do rio, as fotos e as informações são atualizadas de hora em hora, enviadas imediatamente para a central e disponibilizadas de volta para a Defesa Civil Municipal em tempo real.

A estação também fornece informações em tempo real sobre os índices pluviométricos instantâneos e acumulados no local. A transmissão é feita via celular, por meio de modem na central de comando. A estação funciona por meio de energia solar e permite antecipar eventuais inundações, o que dá suporte à Defesa Civil para agir e tomar medidas preventivas.

 

Ação conjunta - O secretário do Meio Ambiente de Jaú, Eduardo Abussamra, falou que apenas 16 cidades do Estado de São Paulo estão recebendo esse tipo de estação automática. No Brasil são cerca de 120 cidades com o equipamento. A Prefeitura de Jahu, por meio da Defesa Civil no Município, solicitou esse equipamento de ação preventiva.

“Fizemos uma ação conjunta com a Defesa Civil e a Prefeitura de Jahu foi atrás dessa Estação desde o início do ano passado. Agora conseguimos o equipamento, que vai ajudar muito a monitorar o nível do rio e emitir alerta no caso de alteração do nível da água.” Sobre a localização, o secretário explicou que o trecho da rua Quintino e Sete de Setembro é onde surge “o primeiro sinal de que o rio Jaú vai sair de sua calha”, por isso a importância de monitorar a todo o instante.

O secretário do Meio Ambiente e o coordenador da Defesa Civil pedem que a população respeitem a Estação Hidrológica, uma vez que o equipamento é de suma importância na preservação à vida e na minimização de desastres no município. O equipamento custa cerca de R$ 40 mil, segundo informações do Cemaden.

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas