Prefeitura de Jahu > Fundo Social de Solidariedade inaugura Núcleo de Qualificação Profissional

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio do Fundo Social de Solidariedade, inaugurou na manhã de sexta-feira (28/02), o Núcleo de Qualificação Profissional do Fundo Social de Solidariedade de Jahu, localizado à Rua Quintino Bocaiúva, 857 – Centro. Na ocasião, foi reinaugurado o espaço do curso de Padaria Artesanal e inaugurado o espaço do curso da Escola de Moda.

Estiveram presentes ao evento o prefeito Rafael Agostini, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rachel Sudaia de Almeida Prado Agostini, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana, Sigefredo Griso, o chefe de gabinete Wilson Roberto Turini Claro, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Izilda Mattar, a secretária de Habitação, Joana Aparecida Garcia Serra, a secretária de Governo, Ana Carolina de Andrade Martins, a secretária de Educação, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo, o secretário de Negócios Jurídicos, Luiz Fernando Galvão Pinho, o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Agronegócios, Jorge Luiz Alcalde, o secretário de Projetos, Alessandro Rodrigo Scudilio, o vereador Wagner Brasil de Barros, além de vários parceiros que auxiliaram na reforma do local.

Em seu discurso, o prefeito Rafael Agostini relembrou como estavam as máquinas e os materiais quando a primeira dama assumiu o Fundo Social. “Todos os equipamentos e materiais que serão utilizados para o desenvolvimento do curso da Escola de Moda estavam jogados e empoeirados.  Só vendo como estava este espaço para ver a importância e a grandeza do trabalho feito pela atual equipe do Fundo Social de Solidariedade”, reforça.

“É um dia muito importante, pois estamos inaugurando o Núcleo de Qualificação Profissional. Sem o apoio da Prefeitura e de todos os patrocinadores não conseguiríamos realizar essa inauguração, pois eles confiaram no Fundo Social de Solidariedade e nos auxiliaram a restaurar o prédio para colocar em prática esses dois cursos de qualificação profissional, mesmo a Prefeitura passando por dificuldades financeiras em 2013. Fico feliz em poder oferecer, por meio desses cursos, geração de renda para as pessoas, especialmente para as pessoas desempregadas”, pontua a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rachel Sudaia de Almeida Prado Agostini.

O prédio que abriga o Núcleo de Qualificação Profissional foi totalmente reformado. Foram trocados todos os armários e pias. Foi realizada a pintura completa do local, da fachada e dos andares superior e inferior. O encanamento foi refeito e foram realizados consertos nas calhas e no telhado. A parte elétrica foi reparada e todos os vidros danificados foram trocados. Todo esse trabalho foi realizado graças ao apoio da Prefeitura e às parcerias com várias empresas da cidade.

O curso de Padaria Artesanal, que em Jahu conta com 30 vagas, tem por objetivo proporcionar às pessoas com mais de 18 anos inclusão social e oportunidades no mercado de trabalho à população de baixa renda. Para isto, o curso objetiva a capacitação profissional e habilita um grande contingente de pessoas ao trabalho autônomo ou vinculado a empresas e cooperativas, favorecendo a geração de renda, melhoria da qualidade de vida e promoção da autonomia, socialização, trabalho em equipe e auto-valorização do indivíduo. Os alunos aprenderão a elaboração de pães, roscas, entre outros, por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Serão 10 receitas, algumas feitas com vegetais e frutas. Inicialmente, os alunos terão uma aula de informações teóricas sobre noções básicas de higiene e de hábitos alimentares saudáveis, como também, introdução de noções de comercialização, apresentação do produto e estabelecimento de preço. O curso é destinado às pessoas com mais de 18 anos, não sendo exigida escolaridade mínima. O curso de Padaria Artesanal ainda dispõe de 15 vagas.

O curso Escola de Moda, que em Jahu conta com 15 vagas, as quais foram totalmente preenchidas, é um projeto de Qualificação Profissional desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Jahu e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), juntamente com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho. Durante o curso, que será disponibilizado de graça, pessoas com mais de 18 anos irão aprender um roteiro de costura (modelagem, corte e costura). A atuação no setor do vestuário vai desde trabalhar em uma confecção, nas várias máquinas utilizadas em cada um de seus processos, até ser autônomo e trabalhar em casa, num pequeno atelier, por conta própria, com reformas, confecção, customização, criação, modelagem, etc. É possível ainda trabalhar em lojas de roupas de festas, como bordadeira, por exemplo, ou, ainda, montar uma pequena oficina para oferecer serviços específicos, como casear, bordar, fabricar etiquetas, pregar botões, plissar, tingir, etc. Cabe ao profissional procurar dentre as diversas áreas deste mercado, a atividade que melhor se encaixe em seu perfil pessoal.

Fevereiro de 2013

Fevereiro de 2014