Prefeitura de Jahu > Prefeitura realiza palestra sobre câncer do colo do útero

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite de segunda-feira (24/03), no Teatro Municipal “Elza Muneratto”, palestra para profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) com o médico ginecologista Dr. Luiz Fernando Caniatti de Pádua. O tema principal foi a prevenção do câncer do colo do útero.

A secretária Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo ressaltou que a iniciativa da Prefeitura tem por objetivo estimular a prevenção e promover a conscientização sobre o câncer do colo do útero, além de esclarecer outras dúvidas relacionadas a saúde da mulher.

Ao término da palestra, o médico colocou-se à disposição para questionamentos. Em um dos questionamentos, ele esclareceu sobre alterações na pele durante a menopausa. “O hormônio feminino cai muito durante a menopausa. E quando isso se traduz em problemas cosméticos, podemos lançar mão de alguns tratamentos tópicos que tenham uma eficácia até certo ponto questionada, que seriam cremes dermatológicos com estrogênio na fórmula. A pele absorve um pouco do hormônio e para aquele local pode haver uma resposta satisfatória. Esse tipo de prescrição médica não tem ainda uma definição muito garantida do ponto de vista científico. Mas se essa queda de cabelo incomoda, com o objetivo de individualizar o tratamento, talvez essa paciente precise de um tratamento dermatológico e na fórmula um pouco de estrogênio. Isso vai melhorar a pele. O colágeno fica extremamente ruim em termos de qualidade na ausência do estrogênio. E a pele e o cabelo sentem isso”, informa.

Conforme a Secretaria de Educação, a palestra de encerramento será feita no dia 31/3, às 18h, no Espaço Pedagógico “Professora Kátia Pascolat Domeniconi”, situado à Rua Quintino Bocaiúva, 532, Centro. Com foco nos cuidados com a voz, a palestra será ministrada pelas fonoaudiólogas Raquel Simões Martins e Régia Piotto, que integram a equipe do Atendimento Multidisciplinar ao Educando (AME) da Secretaria Municipal de Educação. Direcionada aos professores de EMEF, as vagas são limitadas e os docentes interessados devem procurar a direção da unidade escolar a que pertencem para fazer inscrição.

Para mais informações, a Secretaria Municipal de Educação atende pelo (14) 3602-0777.