8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura realiza palestra sobre Diabetes Infantil

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou na noite de quarta-feira (23/04), palestra com o tema “Família e o Diabetes Infantil”, com a palestrante Ágata Pavanelli Buscariolo, enfermeira e educadora em diabetes.

Segundo a palestrante, antes de Cristo já havia indícios da doença, e somente em 1.910 a insulina foi descoberta. “Diabetes é uma alteração na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou uma resistência à ação da insulina pelo organismo. É a insulina que ajuda o organismo a transformar o açúcar (glicose) em energia para o funcionamento do corpo humano. A quantidade de insulina liberada depende de quanto açúcar é ingerido. Quanto mais alimentos ricos em carboidratos (doces, batata, arroz, macarrão, biscoito e bebidas alcoólicas) são consumidos, mais o pâncreas precisa trabalhar. O diabetes pertence ao grupo de doenças metabólicas, onde há aumento de glicose no sangue. Está associado com maus hábitos de vida. Nos Estados Unidos, o diabetes é considerado epidemia”, reforça.

 

Conforme Ágata, o diabetes tipo 1 é auto imune e é o tipo mais comum em crianças, de aparecimento súbito e pode surgir desde as primeiras semanas de nascimento até os 30 anos de idade, mas é na faixa dos 5 aos 7 anos e durante a puberdade que a doença tende a ser mais comum. “A doença está relacionada à falta ou pouca produção de insulina, não conseguindo controlar a taxa de glicose ingerida. A doença é detectada rapidamente, pois, em uma semana, a criança ou o adolescente emagrece muito rápido, perdendo de 6 a 8 quilos. Nesse caso, a utilização de aplicação de insulina se faz necessário. Os pais normalmente não sabem como lidar com esse problema e ficam perdidos. O melhor é conhecer o que é essa doença e tirar todas as dúvidas”, pontua.

 

Para o controle do diabetes, o paciente deve realizar dieta baseada em calorias e carboidratos, atividade física, utilizar os medicamentos corretamente e comprometer-se com sua própria saúde.

 

Ao término do evento, os participantes receberam certificado.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas