8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura instala galerias para resolver inundações históricas no Jardim Sempre Verde e João Ballan 2

A Prefeitura de Jahu deu início às obras de instalação de galerias de águas pluviais nos bairros Sempre Verde e João Ballan-2. O serviço faz parte das intervenções de drenagem urbana para conter enchentes do rio Jaú e conta com investimento de mais de R$ 13 milhões por meio de convênio com o governo federal  (PAC-2) e de recursos próprios do Município. Com isso, soluciona-se um problema histórico de inundações naquela região.

Além da tubulação em diversas ruas, a obra também prevê a realização de um dique de contenção no rio e um muro polder. São intervenções capazes de evitar o transbordamento do rio Jaú em caso de chuva forte e a conseqüente inundação de residências nas ruas ribeirinhas.

O prefeito Rafael Agostini está acompanhando as obras de perto. Ele destaca o grande investimento que feito nos dois bairros para resolver definitivamente o problema das inundações de ruas e casas. “Estamos em um trabalho importante para o município, com obras históricas feitas pela nossa administração na região do Jardim João Ballan 2 e Jardim Sempre Verde. São obras que licitamos em 2013 e estão em andamento e vão resolver uma pendência história do município para com seus moradores, que é a falta de galeria e as enchentes e inundações.”

De acordo com o prefeito, o serviço vai melhorar a vida dos moradores do bairro. “Estamos abrindo as ruas e instalando tubos para escoamento de água. Também abrimos calçadas para instalar galerias e boca de lobo. Isso vai fazer que a gente termine de uma vez por toda com o problema gravíssimo daquela região. Também vaio melhorar muito a qualidade do pavimento, do asfalto naquela região. Antes, a água corria por cima do asfalto, arrebentava tudo e inundava algumas residências”

 

Rafael Agostini diz que atual administração assumiu a responsabilidade e vai resolver um problema histórico. “É uma obra que deveria ter sido feita lá atrás, quando o loteamento foi entregue. Mas não foi feita. É o tipo da obra que muitos governantes preferiram não fazer porque têm aquela idéia tacanha de que obra embaixo da terra não dá voto. Estamos assumindo essa responsabilidade, instalado galerias e bocas de lobo em todas as regiões necessárias no Ballan e no Sempre Verde. Vamos resolver o problema histórico de enchente naquela região da cidade. Estamos com isso também cumprindo uma decisão judicial: o município foi condenado no último ano da administração anterior a instalar galerias para escoamento de água de chuva em diversos bairros da cidade que foram recebidos nos últimos anos pelos governantes sem essas benfeitorias.”

 

Melhorias - A Prefeitura pede a compreensão dos moradores. “É um tipo de obra que gera um certo transtorno no primeiro momento, porque tem de abrir a rua, tem terra pra movimentar, nas peço o apoio e a colaboração dos moradores. Digo que é um transtorno momentâneo, mas que vai trazer melhoria pra vida toda para os moradores”, fala o prefeito. ““Estamos fazendo o que tem de ser feito. Coisas que muitas vezes não aparecem, mas que vão melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias.

Depois dessas obras no João Ballan-2 e Sempre Verde de instalação de galerias nas ruas, a Prefeitura vai atuar no rio Jaú, com a construção de muro de contenção, um muro polder, para evitar que as águas transbordem para as ruas invadam as casas. “É um investimento com recursos do governo federal, através do PAC-2, e também com recursos próprios da Prefeitura. O Município tem contrapartida para dar nessa obra e nossa administração está honrando e fazendo o pagamento em dia. O ritmo das obras está satisfatório e a gente espera muito em breve entregar para a população.”

 

Ruas - A empresa que venceu a concorrência realizada pela Prefeitura em 2013 realiza os trabalhos atualmente na rua Manoel Gusto, onde foi “rasgada” para receber os tubos. O serviço será expandido para a rua Professor Carlos de Oliveira Gonzaga. Outro trecho que vai receber galerias liga a rua Manoel Gusto ao reservatório de contenção na margem esquerda do rio Jaú.

Com as obras em execução, a água passa a correr por baixo da terra, na tubulação, em direção ao reservatório de contenção e ao rio Jaú. O muro a ser erguido na margem do rio vai evitar o transbordamento, acabando o problema de inundação das residências das ruas próximas.

Paralelamente às obras do Jardim Sempre Verde, a Prefeitura de Jaú realiza obras de drenagem na bacia do córrego dos Pires. Intervenções serão feitas desde o Lago do Silvério até o rio Jaú, reduzindo o risco de inundações em toda aquela região.

Fotos: Paulo César Grange / Prefeitura de Jahu

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas