8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu expande ensino integral para 11 escolas

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, iniciou um trabalho voltado à expansão do ensino integral no Município por meio do Programa Mais Educação e do Projeto Cidade Escola.

Segundo o prefeito Rafael Agostini, em 2013, o Programa Mais Educação era desenvolvido em apenas 5 escolas municipais de ensino fundamental. Neste ano, as atividades de ensino integral do Programa foram ampliadas para 11 escolas. “Firmamos um compromisso com a população durante nossa campanha eleitoral, que era a garantia da educação integral para o maior número de crianças possível. É um orgulho para nossa administração fazer essa ampliação do ensino integral através das oficinas multidisciplinares do Mais Educação”, reforça.

Atualmente, o Programa Mais Educação conta com 85 profissionais envolvidos em cerca de 30 oficinas que estão atendendo quase 2 mil alunos durante o contraturno escolar. As atividades, que são opcionais, são de acompanhamento pedagógico, hip hop, informática, balé, handebol, natação, dança do ventre, teatro, capoeira, atividades de esporte e lazer, mosaico, aulas de música, percussão, dança, canto, rádio escola, jornal escolar, fotografia, tecnologias educacionais, pintura, basquete de rua, aula de flauta, de futebol, ginástica rítmica e escotismo.

São dezenas de atividades oferecidas pela Prefeitura por meio do Programa Mais Educação nas seguintes escolas: EMEF “Professor Jayme de Oliveira e Souza”, EMEF “Lúcia Sampaio Galvão”, EMEF “Professor Enéas Sampaio Souza”, EMEF “Professor Mário Romeu Pelegrino”, EMEF “Professora Helena de Castro Pirágine”, EMEF “Maria de Magalhães Castro”, EMEF “Professor Antonio Waldomiro de Oliveira”, EMEF “Vereador Ângelo Ronchesel”, EMEF “Comendador José Maria de Almeida Prado”, EMEF “Pádua Salles” e EMEF “Professora Maria de Lourdes Camargo Mello”.

As escolas contempladas com o Programa Mais Educação realizam no início do ano reunião com os pais dos alunos para explanarem sobre o Programa, as atividades oferecidas e a quantidade de vagas de cada oficina, mas nem sempre todas as vagas são preenchidas. As mães que residem próximo a essas escolas e estão interessadas em matricular os filhos nas oficinas do Mais Educação devem entrar em contato com a Secretaria de Educação para mais informações. “Nosso objetivo é continuar a expansão do nosso ensino integral por meio dessas atividades. Além dessas 11 escolas que são contempladas com o ensino integral por meio do Programa Mais Educação, temos também o Projeto Cidade Escola, que atende alunos de outras escolas. Não temos ainda o ensino integral em período total nessas outras unidades, mas temos atividades interdisciplinares no contraturno. As oficinas do Cidade Escola, que englobam os projetos Aprendendo no Cinema, Aprendendo na Natureza, Vivência na Trilha, Educar no Patrimônio, Viva Vôlei, e várias outras programações educacionais fazem com que tenhamos uma política educacional bastante séria voltada à expansão desse ensino integral na cidade. O intuito é fazer com que essas oficinas sejam aperfeiçoadas e possam até o final do nosso governo atender um número cada vez maior de alunos”, pontua o prefeito.

A supervisora de Ensino Renata Surian explica como o ensino integral é aplicado na sua totalidade no Município de Jahu. “A educação integral tem por objetivo desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. E muito mais do que o tempo na sala de aula. É uma educação que reorganiza os espaços e também o conteúdo. A criança tem possibilidade de aprendizagem em todos os espaços e no entorno da escola. Por exemplo, ela frequenta o ensino regular num determinado horário e no período contrário, no contraturno, ela vai desenvolver as oficinas que as escolas oferecem. Através dessas oficinas são desenvolvidas as habilidades motoras, de teatro, de judô, o futebol, a música e outras.”

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas