8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu amplia projeto Boa Vizinhança

A Prefeitura de Jahu, por meio da intersetorialidade entre as secretarias de Educação e Cultura, Esportes e Turismo, desenvolve desde o ano passado o projeto Boa Vizinhança, que proporciona atividades de turismo regional para os alunos da rede pública municipal.

Segundo o prefeito Rafael Agostini, em 2013, o projeto Boa Vizinhança levou os alunos de Jahu para conhecerem os aspectos geográficos e históricos da cidade de Dois Córregos, como a Praça da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Foram atendidos aproximadamente 1.100 alunos. Neste ano, a Prefeitura tem como objetivo ampliar o projeto turismo de Boa Vizinhança para 1.700 alunos. “Além disso, estamos abrindo a oportunidade para que as escolas de Bocaina possam fazer com que seus alunos venham conhecer o nosso patrimônio histórico, arquitetônico e cultural. É uma ação realizada em parceria com as prefeituras das cidades vizinhas, e que tem como objetivo formar cidadãos conscientes das suas responsabilidades regionais e também destacar a importância que as nossas cidades vizinhas têm na economia, na geração de emprego e nos negócios dessa região importante do centro do Estado. E mais do que isso: é uma forma de ensinarmos por meio das aulas passeio. As crianças aprendem e assimilam de forma muito mais significativa com esse método quando elas fazem visitas a esses locais que conhecem dentro das salas de aula. É uma iniciativa que deu muito certo. Nosso objetivo é fazer com que as crianças aprendam sobre a história regional. Elas estão adentrando a Igreja Matriz de São João Batista, construída entre 1907 e 1910, com aproximadamente 13 telas de artes sacras do pintor Benedito Calixto dentro das suas dependências, e também outras atrações dessa importante cidade da nossa região, que é o Município de Bocaina”.
 
O prefeito solicita aos pais que incentivem as crianças a irem nessas excursões do projeto turismo de Boa Vizinhança, pois isso vai melhorar significativamente a capacidade de aprendizado de história e geografia das crianças. “Quando elas aprendem vendo, sentindo e vivenciando, assimilam de forma muito mais eficiente”, pontua.
 
“O projeto Boa Vizinhança é um projeto inovador, e visa transmitir conhecimento tanto para as crianças de Jahu quanto para as crianças da região por meio do intercâmbio cultural que ocorre durante esse passeio. Levamos os alunos de Jahu para conhecerem as cidades vizinhas, e os Municípios da nossa região também visitam nossa cidade. Desta forma, há uma troca de experiência de cultura e costumes locais. Em 2013, os alunos, durante visita a Dois Córregos, puderam conhecer a macadâmia, a poesia, a cultura e os costumes locais. Foram mais de 1.500 alunos de Jahu e de Dois Córregos participando do projeto. Já neste ano, visitamos Bocaina, um Município rico em cultura devido às obras de Benedito Calixto e à topiaria (arte de podar plantas em formas ornamentais) realizada no jardim central da cidade. A repercussão está sendo muito válida nas cidades vizinhas”, reforça o chefe de seção de Turismo da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Jahu, João Castro.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas