Prefeitura de Jahu > Curso de brigada contra incêndio atrai 55 pessoas e abre Semana do Meio Ambiente

Prefeitura de Jahu forma grupo para atuar de forma voluntária em apoio aos bombeiros em caso de queimadas urbanas e florestais; Meio Ambiente faz passeios, palestras e feiras

VEJA MAIS FOTOS

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta sexta-feira (30/05), o Curso de Formação de Brigada Voluntária de Prevenção e Combate aos Incêndios em Terrenos Urbanos e Áreas Florestais. Foram 55 participantes, incluindo atiradores, funcionários de empresas e demais interessados. O curso teórico foi realizado na sede do Tiro de Guerra pelo cabo Sandro Cazelato, do Corpo de Bombeiros, e pelo fiscal José Eduardo Penati, da Secretaria de Meio Ambiente.

A parte prática, com o uso de equipamento ocorreu em terreno afastado de residências no Jardim Juliana – a previsão era fazer um fogo controlado pelos bombeiros, mas acabou se transformando num combate real de incêndio. O curso estava em andamento por volta das 14h, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado sobre incêndio em mato em uma grande área no bairro. De pronto, os brigadistas foram acionados para ir até o local e ajudar a combater o fogo utilizando bombas costais, abafadores, enxadas e pás.

“Começou a Semana do Meio Ambiente com o curso de formação de brigada voluntária. É um evento que incentiva os civis a participarem no combate a queimadas e incêndios urbanos. É comum nos Estados Unidos e na Europa  a população ajudar os bombeiros. Foi um sucesso, com 55 participantes, entre atiradores do Tiro de Guerra e pessoas civis”, comentou o secretário Eduardo Abussamra.

O curso faz parte da Semana do Meio Ambiente e foi aberto pela diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Marina Bragion Fiamengui. Ela lembrou que outros eventos estão previstos para a semana que vem, como palestras, cursos de artesanato, feira de trocas e de vendas de produtos (Programação anexa). Além do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil de Jaú também é parceira da Prefeitura no curso de brigadistas.

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Abussamra, abriu o curso dizendo que “a população precisa estar treinada para ajudar” corporações como o Corpo de Bombeiros. “Jaú tem muitas queimadas. O papel de vocês (aos brigadistas) é fundamental numa emergência, vocês serão acionados para atuar ao lado dos bombeiros no combate a focos de incêndio”.

Segundo ele, Jaú sofre muito com as queimadas urbanas como prática de limpeza de terrenos com mato. “É uma prática antiga e que foi disseminada, mas hoje sabemos que causa muito mal à saúde’, completou o secretário de Meio Ambiente.

O palestrante Sandro Cazelato falou o brasileiro “não tem uma cultura prevencionista”, citando que em alguns países a população têm mais vontade de ajudar e colaborar de forma voluntária. Ele explicou que falta o conhecimento prédio e disse que cidadão não está preparado nem mesmo para apagar o fogo do próprio carro em caso de princípio de incêndio. Também falou dos tipos de incêndio e das técnicas de combate. Ele ressaltou o curso realizado nesta data passa algumas informações corretas sobre o combate a incêndio e deixou claro que os brigadistas são acionados em casos mais extremos.

VEJA MAIS FOTOS

Mais eventos – O secretário Eduardo Abussamra lembra que Semana do Meio Ambiente continua. “Teremos a Trilha do Saci, lá no Pouso Alegre, com as crianças do bairro percorrendo a mata numa parceria com a Secretaria de Cultura. Destaque ainda para o dia 4 de junho do curso para cultivar orquídeas. Estamos voltando as atividades do Orquidário Municipal, fizemos uma pequena reforma naquele viveiro de orquídeas e estamos retomando o espaço com um curso de orquídeas. A Semana do Meio Ambiente vai até sábado, com curso de artesanato e feira na praça. Quem estiver interessado procure a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3621-6989.”

A diretora Marina Bragion Fiamengui fala de outros eventos da Semana do Meio Ambiente. Ela explica que o curso de Artesanato com Recicláveis, previsto para o dia 3 de junho, das 8h30 às 10h e das 13h30 às 16h, também está com inscrições abertas. Da mesma forma também estão abertas inscrições para o Curso de Cultivo de Orquídeas, a ser realizado no dia 4 de junho, às 14h, no Museu Municipal. Para ambos os cursos a taxa de inscrição é 1 kg de alimento (açúcar ou café), a ser doado ao Abrigo São Lourenço.

A diretora ambiental diz que uma das atrações será a Trilha do Saci, programada para o dia 2 de junho, às 9h, na mata do Pouso Alegre de Baixo, com a presença de alunos da escola municipal do bairro. “Esse evento é em parceria com a Secretaria de Cultura, que deverá colocar um saci na mata para contar histórias e fazer atividades lúdicas com as crianças.”

Os dias 5 e 6 serão destinados à trilha, palestra e dinâmicas ambientais com alunos das escolas municipais no Centro de Educação Ambiental Bosque Campos Prado – às 8h e às 13h. Fechando a programação, no dia 7 (sábado) será realizada feira na Praça Ettore Suriano (Praça das Virgens), das 9h às 15h. O local terá atrações como feira de troca, feira de vinil, tenda de brincadeiras, venda de orquídeas, som ao vivo, arrecadação de livros, venda de artesanato, troca de óleo usado por detergente, aferição de pressão e teste de glicemia.

Inscrições e informações

Secretaria de Meio Ambiente

Fones: 3621-6989, 3625-1165 e 3626-5884.

Facebook.com/semeiajahu

easemeia@gmail.com