Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu amplia vagas em cursos superiores

A Prefeitura Municipal de Jahu vem ampliando o número de vagas em cursos superiores oferecidos por meio pólo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Jahu.

“Firmamos uma parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), e trouxemos para Jahu este ano dois novos cursos superiores inéditos: os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Computação. São 108 vagas para esses novos cursos, que foram disputadas por meio de vestibular no último domingo (08/06), às 9h, nas dependências da Faculdade de Tecnologia de Jahu (FATEC). Na ocasião, outros inscritos concorreram as 54 vagas para os cursos já existentes de licenciatura nos cursos de Ciências Naturais com Ênfase em Biologia, Física, Matemática ou Química. No total, 693 pessoas se inscreveram para participar do vestibular no último final de semana. Ressalto que esses cursos que estão sendo oferecidos pela Prefeitura são gratuitos, e sem dúvida alguma irão formar profissionais para carreiras importantes e muito requisitadas atualmente”, diz o prefeito Rafael Agostini.

O prefeito também salienta a ampliação das políticas educacionais em suas mais diversas formas de manifestação. “A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, está expandindo a qualidade do ensino no Município de Jahu desde a educação infantil até o ensino fundamental, passando pelo ensino profissionalizante e por cursos superiores. Estamos ampliando o ensino integral de cinco para 11 escolas, aprimorando o Programa Cidade Escola, reformando as escolas de educação básica, criando mais 1.089 vagas do PRONATEC em cursos profissionalizantes, e agora mais 108 vagas em mais dois cursos superiores novos, que são os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Computação, e outras 54 vagas para licenciatura nos cursos de Ciências Naturias. É uma conquista para a cidade. É um trabalho que pretendemos continuar”.

“É com alegria que anunciamos a expansão da educação superior em Jahu. Recebemos um impulso com a vinda de 108 vagas dos novos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Computação, além das 54 vagas para os cursos já existentes de licenciatura nos cursos de Ciências Naturais com Ênfase em Biologia, Física, Matemática ou Química. É uma conquista para o Município, pois a educação à distância aparece como uma forma nova de contribuir para a ampliação e a interiorização da oferta de educação superior no país, desde que implementada com critérios de qualidade por organizações credenciadas como a nossa e com as competências necessárias para esse tipo de oferta. Atualmente, o ensino presencial deixa de atender as necessidades básicas das pessoas que trabalham o dia todo e necessitam de uma formação superior. A educação à distância supre essas necessidades no momento em que precisamos formar criticamente as novas gerações, além de democratizar o ensino. E por esse motivo cresce e se fortalece a cada dia no Brasil. É grande uma conquista para os estudantes e para os jovens de Jahu e região”, reforça a secretária de Educação, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo.

O pólo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil em Jaú, mantido pela Prefeitura, está localizado no Espaço Pedagógico “Kátia Pascolat Domeniconi”, situado à Rua Quintino Bocaiúva, 532, Centro. Além dos novos cursos, a UAB conta atualmente com cursos de graduação em Pedagogia e Sistema de Informação e curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (oferecidos pela UFSCar), além de curso de Especialização em Gestão em Saúde (promovido pela UNESP de Botucatu), curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental (ofertado pela UNIFESP) e curso de Especialização em Língua Portuguesa e Licenciatura (promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações, o pólo atende pelo telefone (14) 3622-5838.