8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura instala galerias para resolver inundações nos bairros João Ballan 2 e Sempre Verde

 

Serviço de combate a enchentes consiste em instalação de tubulação para água de chuva em diversas ruas, bocas de lobo, bueiros e construção de muro polder na margem do rio Jaú

OUÇA SONORA DO PREFEITO SOBRE O ASSUNTO 

A Prefeitura de Jahu realiza obras de instalação de galerias de águas pluviais nos bairros Sempre Verde e João Ballan 2 como parte das intervenções de drenagem urbana na região do rio Jaú. O trabalho demanda investimento de quase R$ 14 milhões e que vão resolver problema histórico de inundação. Estão sendo aplicados recursos da própria Prefeitura e do governo federal, por meio do PAC-2. Tubulação em diversas ruas, construção de boca de lobo e de bueiros fazem parte do serviço.

O prefeito Rafael Agostini acompanha as obras e informa o que está sendo realizado pela Prefeitura no local. “Nossa administração está fazendo obras históricas no Jardim João Ballan 2 e no Jardim. Sempre Verde. Estamos preparando obras de drenagem para ver esses bairros livres de problemas de enchentes e de buracos intermináveis. nas ruas. As ruas estão sendo abertas pelas máquinas, estão sendo instalados tubos e manilhas para recepção das águas de chuva. As calçadas estão sendo recortadas para instalação de caixas de captação de água, bocas de lobo e bueiros.”

De acordo com o prefeito, essa obra que está sendo feita pela administração tem o objetivo de resolver vários problemas sérios que esses bairros enfrentam desde quando foram criados: alagamentos, enchentes e buracos nas vias. “Esses bairros foram feitos sem as galerias”, lembra Rafael Agostini, o que sempre fez a água correr por cima do asfalto e não sob a terra, o que vai ocorrer a partir de agora.

“É importante pedir o apoio da população e paciência para essas obras que estão sendo realizadas São obras que estão causando um transtorno momentâneo, mas vão trazer melhorias para a vida inteira. São obras que vão livrar esses bairros dos dramas dos últimos anos com alagamento e estragos no asfalto”, explica o prefeito.

Ele ressalta que a atual administração recebeu o projeto travado no Ministério das Cidades e teve de fazer o licenciamento ambiental da obra e a licitação. A primeira parte consistiu em resolver as pendências documentais para depois licitar a obra. “A obra foi toda licitada nesse trecho dentro da nossa administração. As obras começaram e estão em ritmo bastante satisfatório, tanto no João Ballan como no Sempre Verde.”

Rio Jaú –  De acordo com o prefeito Rafael Agostini, o serviço vai seguir para o Rio Jaú. Em breve o serviço vai chegar ao Rio Jaú, onde está prevista a construção de diques de contenção e um sistema de contenção, o muro polder, que vai proteger as residências de transbordamento do rio em caso de chuvas intensas. “É uma obra necessária, que fica embaixo da terra, mas vai melhorar a qualidade de vida de muita gente”, completa o prefeito.

Obras técnicas - O secretário de Projetos, Alessandro Rodrigo Scudilio, fala sobre o serviço previsto para essa região. “Tecnicamente as obras de infra-estrutura de micro e macrodrenagens têm como principal objetivo a contenção do transbordo que acontece naqueles bairros. Primeiramente executamos galerias (microdrenagens), posteriormente estaremos executando um reservatório que vai colher as águas desses dois bairros. Depois faremos o muro polder e o dique de contenção, que é o que vão proteger os dois bairros do transbordo do rio Jaú.”

De acordo com Scudilio, estudos foram feitos para dimensionar o perfil das obras. “Trata-se de um projeto onde se estudou a bacia daquela região para que pudéssemos dimensionar corretamente a tubulação, a boca de lobo e seu posicionamento e o tamanho desse reservatório para conter essas águas. E também o dimensionamento do dique de contenção para que possa conter as águas na margem direita do rio Jaú.”

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas