8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura explica obras do PAC a moradores do Sempre Verde e João Ballan

Prefeito e secretários municipais realizam 1ª Reunião do Projeto Socioambiental e esclarecem serviços de macrodrenagem realizados nos bairros

 

A Prefeitura de Jahu realizou na noite de quinta-feira (26/06) a 1ª Reunião do Projeto Socioambiental com moradores dos Jardins Sempre Verde e João Ballan (1 e 2). O prefeito Rafael Agostini e secretários municipais estiveram na Creche Augusto Ferracini, no João Ballan-2, para explicarem pessoalmente quais são as obras de macrodrenagem e de controle de enchentes que estão em andamento no local.

A reunião com moradores dos bairros contemplados com essas intervenções foi convocada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que coordena essas reuniões socioeducativas com moradores impactados pelas obras do PAC-2. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes e ouviram pessoalmente do prefeito e dos secretários quais os próximos passos das obras históricas que vão resolver os problemas inundações e transbordamento do rio naquela região – serão investidos cerca de R$ 14 milhões, com recursos públicos obtidos por meio de financiamentos.

A reunião foi aberta pelo coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, que passou fotos e vídeos que retratam o grave problema nos bairros quando chove forte. A maior inundação ocorreu em novembro de 2011. O objetivo foi mostrar o prejuízo e a perda da dignidade das pessoas dos bairros quando têm suas casas invadidas por água e lama.

O prefeito Rafael Agostini falou que as intervenções no bairro, inclusive com a supressão de cerca de 460 árvores, estão devidamente autorizadas pelos órgãos ambientais. Estudo de impacto ambiental apontou a necessidade da retirada das árvores para que as obras sejam executadas e, ao mesmo tempo, foi assinado termo de compromisso que prevê a recuperação ambiental de toda a bacia hidrográfica da região – serão plantadas quase 20 mil árvores como compensação ambiental.

Foi apresentado o projeto executivo das obras de micro e macrodrenagem, destacando que alguns serviços como instalação de galeras pluviais e construção de boca de lobo no Jardim João Ballan 2 já foram executados. A fase 2 inclui a construção de uma reservatório para captar a água da chuva nos bairros, para posterior encaminhamento ao rio Jaú.

Outra obra a ser executada será a construção de um dique de contenção de quase um quilômetro para separar e proteger os bairros de eventuais transbordamentos do rio Jaú. Paralelamente a isso será erguido um muro polder nas margens do córrego Bom Retiro para que o excesso de água em dias de chuva não transborde, invadindo ruas e residências.

Moradores presentes na reunião fizeram vários questionamentos, que foram respondidos pelo prefeito e pelos secretários de Projetos (Alessandro Scudilio) e Meio Ambiente (Eduardo Abussamra). De acordo com a Prefeitura, a empresa que elaborou o projeto de macrodrenagem fez estudos sobre os índices de chuvas dos últimos 30 anos e que o projeto foi proposto para suportar o volume de chuva recebida na bacia do córrego e do rio Jaú.

A reunião contou ainda com a secretária de Assistência Social, Maria Izilda Mattar, que falou sobre as orientações necessárias à população para que compreendam as obras e entendam que eventuais transtornos serão compensados com o fim dos problemas de enchentes. O secretário de Governo, Carlos Augusto Peres, e o presidente da Câmara, Roberto Carlos Vanucci.

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas