Prefeitura de Jahu > Prefeitura abre Festival de Inverno com dezenas de atrações gratuitas

Jahu Jazz Band convida maestro Chiquinho Oliveira para abertura do festival nesta quinta-feira; programação inclui ainda Beto Guedes, Palavra de Mulher e muito mais

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, programou dezenas de atrações gratuitas para o Festival de Inverno de Jaú, cuja abertura será nesta quinta-feira (17/07) no Teatro Municipal. A Jahu Jazz Band e o conceituado músico Chiquinho Oliveira, do Sexteto do Jô, dão o toque de qualidade no primeiro dia do evento. O prefeito Rafael Agostini convida a população para acompanhar todas as atrações até o dia 10 de agosto.

Tem início nesta quinta-feira o nosso Festival de Inverno. Convido a população da cidade para comparecer aos eventos. Serão mais de 60 atrações culturais de graça. O festival foi um sucesso no ano passado e estamos trabalhando para novamente ser grande agrado para a população. Começa nesta quinta-feira no Teatro Municipal, onde a Jahu Jazz Band está convidando Chiquinho Oliveira, do Sexteto do Jô, para se apresentar junto com a banda”, diz o prefeito Rafael Agostini.

De acordo com o prefeito, o Festival de Inverno está focado em duas linguagens principais: música e cinema. “Teremos programação diária no Cinema Municipal com filmes interessantes e que marcaram época e gratuitos para toda a população e teremos shows musicais muito interessantes.”

Uma das atrações mais esperadas pela população e pelo próprio prefeito é o show do cantor Beto Guedes, marcado para o dia 9 de agosto, às 20h, na Estação Cultura. “O destaque fica por conta do Beto Guedes, compositor mineiro do Clube da Esquina, parceiro do Milton Nascimento, do Fernando Brant, do Lô Borges, do Flávio Venturini e que marcou história na MPB nos anos 70 e 80. Inclusive, o álbum Clube da Esquina é o terceiro mais conceituado da música popular brasileira.”

A programação do Festival de Inverno de Jaú oferece ainda um grande espetáculo musical que tem lotado casas de shows em todo o Brasil, o Palavra de Mulher, que vai encerrar o festival no dia 10 de agosto, no Teatro Municipal. O espetáculo é totalmente gratuito e conta com as estrelas Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgînia Rosa. “Temos várias atrações de 17 de julho até 10 de agosto. Vamos ter atividades culturais todos os dias em nossa cidade”, avisa o prefeito.

“Outro aspecto interessante é a descentralização dos eventos. O Distrito de Potunduva vai contar com a apresentação do Trio Virgulino, às 20h do dia 2 de agosto. Queremos convidar a população para participar, para estar conosco acompanhando esse Festival de Inverno. O festival foi preparado com muito carinho, com atrações culturais de qualidade e de graça para a população”, ressalta Rafael Agostini.

17 de julho - Quinta-feira

Teatro Municipal – 20h

Abertura de Oficial

Jahu Jazz Band convida Chico Oliveira (Trompetista do Sexteto do Jô)

Jahu Jazz Band

Múltiplos gêneros - Criada para interpretar os mais diferentes gêneros musicais, a Jahu Jazz Band toca ritmos característicos de orquestras de baile, como jazz, samba, bolero, Fox, mambo, tango, rock, pop nacional e internacional. O objetivo é estimular o ensino de música na cidade e servir de pontapé para reativar a escola de música da cidade.

A orquestra é formada por 20 músicos profissionais, com predominância dos metais: cinco saxofones, cinco trompetes, quatro trombones, contrabaixo, guitarra, teclado, percussão, bateria e cantor. Segundo informações do maestro, a corporação conta com músicos Jaú, Bauru, Bocaina, Barra Bonita e São Manuel.

Fábio Lopes diz que entre as músicas preparadas para esta primeira exibição estão o samba “Feitiço da Vila”, a bossa nova “Garota de Ipanema”, o clássico do chorinho “Brasileirinho” e uma canção dos Beatles, “The Long and Winding Road”.

Integram a Jahu Jazz Band os músicos Marcos Rosseto, Alex Fernandes, Gabriel Teche, Valter Lima e Tiago Bezerra Pessoa nos trompetes; Denis Rodrigues, Jeferson Malachias, Bruno Malufe e Márcio Freitas nos trombones; Arquimedes Cantarini Ferreira, Tiago Barretta, Cristiano Fagean, UIisses Vieira e Eder Araujo nos saxofones; Carlos Francisquini na guitarra; Andreia Santos nos teclados; Carlos Borim na bateria; Thiago Gonçalves no contrabaixo e Silvio Pereira na percussão. Além de Fábio Lopes, maestro e diretor musical.

A apresentação

A Jahu Jazz Band,convida Chico Oliveira, renomado trompetista, integrantte do Sexteto do Jô, para juntos executarem clássicos do jazz e da música brasileira. Obras primas como Yesterday (Beatles), Brasileirinho, Pantera Cor de Rosa, entre outros standards serão interpretados através dos arranjos que protagonizam a sonoridade mágica do trompete de Chico Oliveira. O concerto prevê uma entrada com a Jahu Jazz Band e em seguida sobe ao palco o virtuoso trompetista para sua performance junto a orquestra.

Chico Oliveira

Chiquinho Oliveira é paulista e atuou em várias bandas e acompanhou vários instrumentistas e cantores. Participou de alguns “Free Jazz” e Prêmios Sharp, integrou a Big Band do baixista Zerró Santos em São Paulo, e fez parte do quinteto de música instrumental “Os Cincos”, liderado pelo baterista José Eduardo Nazário. Hoje compõem o Sexteto que acompanha Jô Soares em seu programa noturno e se destaca pela sua competência e espontaneidade.

FESTIVAL DE INVERNO DE JAÚ - 2014 - PROGRAMAÇÃO DE JULHO

FESTIVAL DE INVERNO DE JAÚ - 2014 - PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO