8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu investe na Educação de Jovens e Adultos

 A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Educação, além de investir na alfabetização dos alunos até os oito anos de idade, também realiza grande força tarefa voltada a Educação de Jovens e Adultos.

“Temos em Jahu mais de 40 mil pessoas que não têm o ensino fundamental completo, ou seja, mais de um terço da população jauense. É uma situação que requer um grande trabalho voltado a área educacional. De um lado, focamos na alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino até os oito anos de idade com a adesão em 2013 ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). No mesmo ano, capacitamos e requalificamos mais de 200 professores para o ensino da Língua Portuguesa com o intuito de alfabetizar todas as crianças da cidade até os oito anos de idade. Neste ano de 2014, a Prefeitura está capacitando cerca de 150 professores para o ensino da Matemática para que todas as crianças de Jahu aprendam a realizar todas as quatro operações matemáticas até os oito anos de idade. De outro lado, estamos desenvolvendo um grande trabalho voltado à Educação de Jovens e Adultos. Nosso objetivo é melhorar os indicadores educacionais do Município”, reforça o prefeito Rafael Agostini.

O programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantido pela Prefeitura, formou em junho deste ano 39 alunos. Há várias turmas, que receberão o certificado em breve. Hoje, em Jahu, há cerca de 400 alunos na Educação de Jovens e Adultos freqüentando as aulas em seis pólos de ensino: na sede da EJA, na EMEF “Professora Norma Botelho”, na EMEF “Vereador Ângelo Ronchesel”, no Distrito de Potunduva, na Associação Hospitalar Thereza Perlatti e nos salões paroquiais dos bairros Jardim Santa Helena e Jardim Maria Luiza IV. “Além do EJA, aderimos ao Programa ProJovem Urbano, uma parceria com o Ministério da Educação. O objetivo do programa é proporcionar formação educacional, profissional e de cidadania ao jovem que ainda não concluiu ensino fundamental e que tenha entre 18 e 29 anos de idade. O ProJovem vem para completar a educação, aliando a profissionalização. Dessa forma, a Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, incentiva esses jovens para que voltem a estudar, concluam o ensino fundamental e tenham a oportunidade de qualificação profissional em 22 cursos, que são gratuitos e têm duração de 18 meses, período em que os matriculados receberão um auxílio financeiro de R$ 100,00. Após a conclusão do ProJovem, o aluno terá direito a certificado de conclusão do Ensino Fundamental e receberá o certificado do curso profissionalizante”, pontua Agostini.

Várias atividades voltadas à otimização da qualidade do ensino estão em desenvolvimento em diversas frentes em Jahu. “Temos também vagas criadas no pólo jauense da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em dois novos cursos: Engenharia de Produção e Engenharia de Computação. Estamos com um grande trabalho voltado à expansão do ensino integral no Município. Tínhamos cinco escolas com educação integral, e atualmente estamos com 11 escolas em período integral que aderiram ao Projeto Mais educação e ao Programa Cidade Escola”, informa o prefeito. 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas