Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu realiza palestra sob o tema “Os mil dias da criança”

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) do Jardim Maria Luiza IV, realizou na manhã desta quinta-feira (14/08), palestra com o voluntário na coordenação diocesana da Pastoral da Criança de São Carlos, Mauro Evaristo da Silva sob o tema “Os mil dias da criança (do nascimento até os dois anos de idade)”.

Conforme Silva, a palestra teve como objetivo mostrar aos agentes comunitários e enfermeiros do Programa Saúde da Família como os primeiros mil dias na vida de uma criança podem fazer toda a diferença durante a vida adulta. “As principais causas de nascimentos com baixo peso estão relacionados com a saúde da mãe, como fome materna, pressão alta, anemia, diabetes e infecções, fumo e drogas utilizadas durante a gestação, entre outras. Pessoas nascidas com baixo peso têm três vezes menos células renais, fazendo, dessa maneira, com que os rins trabalhem sobrecarregados, podendo trazer problemas no futuro. Quando falamos sobre alimentação, primeiramente precisaríamos saber a procedência dos alimentos que todos nós consumimos, pois até os alimentos considerados naturais estão sendo vendidos com alto teor de agrotóxicos, colocando, desta forma, nossa saúde em risco”, afirma.

Também foram tratados outros tópicos como os cuidados que uma criança precisa receber para que seja promovido seu desenvolvimento integral por meio de orientações básicas de educação e cidadania.

Mauro é formado pela Faculdade de Administração do Instituto de Ensino Superior Senador Flaquer, de Santo André, e é gestor de projetos sociais, respondendo por 29 municípios da região de São Carlos. Realiza captação de novos voluntários, treinamento, acompanhamento e ascensão de multiplicadores de ações.