8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Segunda dose da vacina contra o HPV começa a ser aplicada

 A Prefeitura de Jahu, por meio da Vigilância Epidemiológica, setor vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, informa aos pais ou responsáveis por meninas entre 11 e 13 anos que a segunda dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) se encontra disponível desde 01/09 em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do Município.

Segundo a enfermeira do programa de imunização da Vigilância Epidemiológica, Ingrid Matos de Lima Moreira, o Município tem como prioridade vacinar as adolescentes nas UBS, mas também aplicará a segunda dose da vacina em escolas públicas e particulares da cidade a partir de 08/09. “Nas escolas, os pais devem assinar nova autorização para que as meninas recebam a segunda dose da vacina. No dia agendado para aplicação da vacina, as estudantes devem levar a autorização, RG ou RA e a caderneta de vacinação. Já nos postos de saúde, as adolescentes devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e munidas da caderneta de vacinação. As meninas que ainda não tomaram a primeira dose durante os meses de março e abril podem se dirigir aos postos e tomar a vacina”.

Ainda segundo a enfermeira, cada menina deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser dada seis meses após a primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. “Solicito a colaboração dos pais e responsáveis por essas adolescentes que procurem os postos de saúde ou autorizem a vacinação contra o HPV nas escolas, pois essa vacina é de grande importância para toda a vida dessas meninas”, diz Ingrid.

Em Jahu, entre os meses de março e abril, quando foi aplicada a primeira dose, 2.679 meninas foram imunizadas.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Pode ser transmitido também da mãe para filho no momento do parto. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus do HPV é o terceiro tumor mais frequente em mulheres no país e terceira principal causa de morte entre mulheres no Brasil. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.

Em 2015, a vacina passará a ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos e em 2016, às meninas de nove anos. A meta é ter todas as mulheres entre nove e 15 anos vacinadas contra a doença até 2016.

Serviço:

Segunda dose da vacina contra o HPV se encontra disponível desde 01/09 em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do Município

Horário: 7h às 17h

Público alvo: meninas entre 11 e 13 anos

As adolescentes devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e munidas da caderneta de vacinação

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas