8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeito de Jahu e Ministro da Saúde assinam termo para implantação do curso de medicina no Município

 Na tarde desta quinta-feira (02/10), no Salão Nobre da Prefeitura de Jahu, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro dos Reis, foi recepcionado pelo prefeito Rafael Agostini para assinatura do termo de compromisso para implantação do curso de medicina particular na cidade.

No último dia 28 de agosto, Jahu obteve a aprovação definitiva por parte da Comissão Avaliadora do Ministério da Educação do projeto para a autorização da instalação do curso de Medicina no Município, sendo um dos 39 municípios do País selecionados para ter um curso particular de medicina dentro do programa “Mais Médicos”, que prevê a implantação de novos cursos visando o aumento da quantidade de profissionais.

“Essa luta começou em 2013, quando estivemos em Brasília em uma reunião no Ministério da Educação apresentando plano de trabalho que continha a estrutura dos equipamentos públicos de saúde existentes no Município. Assumimos naquele momento compromisso de ampliar e aperfeiçoar a estrutura pública de saúde existente em Jahu. Atualmente, sete unidades básicas de saúde (UBS) da cidade estão em reforma. Há cinco unidades de saúde em construção em parceria com o Ministério da Saúde. Iniciamos a reforma e modernização da Policlínica do Jardim Pedro Ometto. Além disso, em março desse ano, iniciamos a construção de uma UPA 24 horas, que está em estágio avançado de obra, e decidimos, após diálogo com a Santa Casa de Jahu, ampliar nossa rede de urgência e emergência, com mais aportes no convênio mantido com a instituição e também com a reabertura do Pronto Atendimento no prédio do antigo Hospital São Judas Tadeu, que está passando por ampla reforma tanto internamente quanto externamente. Nossa administração está fazendo o maior investimento em equipamentos públicos de saúde da história do Município”, reforça o prefeito Rafael Agostini.

Segundo o ministro, a abertura de novos cursos de medicina integra um conjunto de ações do governo federal para ampliar e interiorizar as vagas de graduação em medicina em todo o país. “A partir do Programa “Mais Médicos”, o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Saúde e da Educação, abriu uma concorrência entre as prefeituras com mais de 70 mil habitantes que não tinham faculdade de medicina e que tem qualidade na sua rede de saúde para receber um curso de medicina. Jahu se organizou e participou de um processo, liderada por um prefeito compromissado, com parceiros que também tiveram compromisso com esse projeto. Todos foram à luta e Jahu apresentou essa proposta. Duzentos e cinco municípios manifestaram interesse em abrir uma faculdade de medicina. Cento e cinquenta e quatro formalizaram a proposta, e foram visitados pelas equipes do MEC. E somente 39 municípios, aqueles que realmente têm condições de receber uma faculdade de medicina, foram contemplados, entre eles o Município de Jahu. Vocês estão de parabéns, pois tiveram determinação, liderança e capacidade de organização, e conquistaram pelos seus méritos o direito de receber na sua cidade uma faculdade de medicina”.

Ainda segundo Chioro dos Reis, a próxima etapa para a implantação dos cursos de medicina nas cidades selecionadas é o lançamento do edital, que deve ser publicado em breve, para apresentação das propostas das instituições privadas de educação superior interessadas. “Espero que, se o edital for publicado até dezembro deste ano, e o vestibular ser realizado até janeiro de 2015, em março do ano que vem já teremos a aula inaugural”, reforça. 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas