Prefeitura de Jahu > Dois novos poços garantem abastecimento de água em Jaú

A Prefeitura de Jahu realizou neste ano o maior investimento em captação de água: perfurou um poço na Avenida Fernando de Lúcio, no R2, e outro poço no Jardim América, no chamado R6. São duas estruturas com capacidade conjunta de produzir mais de 550 metros cúbicos de água por hora para mais de 30 bairros da cidade, e já estão em operação e interligados à rede de abastecimento, pois nos dois locais já haviam reservatórios. “O último prefeito que investiu em poço e em reservatório na cidade foi o Waldemar Bauab ao lado do senhor Ivo Moretto no início da década de 90. Depois dele ninguém fez. Nós estamos fazendo”, reforça o prefeito Rafael Agostini.

Ainda segundo Agostini, ao contrário do que está ocorrendo em boa parte do Estado de São Paulo, Jaú não tem enfrentado grandes problemas com falta de água apesar da seca, pois foram realizados investimentos importantes que garantiram a não ocorrência do racionamento de água. “Nesse ano, nossa administração, em parceria com as concessionárias competentes, fez um trabalho sério e executou obras de infraestrutura e captação de água que há mais de 20 anos não existiam no Município de Jaú. É importante dizer que o fato de Jahu não estar sofrendo com a crise hídrica, com a seca, é resultado de obras que a nossa administração fez. É um investimento histórico que a cidade teve e que está garantindo que bairros como a Vila Industrial, Vila Carvalho, Vila Nova, Jardim São Caetano, Jardim Maria Luiza, Jardim América, Ameriquinha, Jardim Itamaraty e dezenas de outros bairros da cidade não sofressem nesse ano em que faltou água no Estado de São Paulo inteiro. Se temos problemas eventuais de interrupção de abastecimento em alguns momentos é devido a obras que estão sendo realizadas, como reparos na parte elétrica, conserto de tubulação que se rompeu, etc. Mas o fato é que Jaú pode se orgulhar em dizer que é uma das poucas cidades de médio porte do Estado de São Paulo que não teve e que não vai ter racionamento de água nesse ano porque a Prefeitura e as concessionárias fizeram os poços, estão construindo os reservatórios e estão enfrentando esse problema com obras de infraestrutura que não eram vistas há 20 anos na cidade”.

O prefeito solicita a colaboração da população no sentido de economizar água, pois mesmo não faltando água na cidade, temos que fazer a nossa parte. “Também estamos construindo um reservatório junto a cada um desses poços. Juntos, eles terão capacidade de armazenamento de um milhão de litros de água e irão garantir o abastecimento da cidade, evitando, assim, mesmo com a seca dos mananciais, que a população de Jahu sofra com a falta de água”.