Prefeitura de Jahu > Prefeitura vai retomar projeto Reciclar para o Amanhã no próximo ano

Trabalho conjunto entre Secretarias do Meio Ambiente e da Educação incentiva alunos a fazer reciclagem em campanha que arrecadou 40 toneladas de material; para 2015 coleta será durante todo o ano letivo

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação, realizaram entre 1º de setembro e 30 de outubro o projeto “Reciclar para o Amanhã”. A campanha coletou em 18 escolas da rede municipal cerca de 40 toneladas de material reciclável, que foram repassados à Associação Recicla Jaú. No fim da campanha foi divulgada a classificação das escolas que mais arrecadaram. A Escola Maria de Lourdes Camargo Mello, no Jardim Jorge Atalla, foi a primeira colocada. Em segundo lugar ficou a Escola Caetano Perlatti, na Vila Nova. A lista completa está abaixo.

O secretário de Meio Ambiente de Jaú, Eduardo Abussamra, diz que o objetivo foi sensibilizar os estudantes das escolas municipais de ensino fundamental (EMEFs) para a necessidade de se fazer a reciclagem. A coleta do material (vidro, papel, alumínio, plástico) durou dois meses. Como prêmio pela participação, os estudantes ganharam um “Recreio Legal”, com cachorro quente e suco para finalizar a campanha. Essa premiação ocorreu em todas as escolas entre os dias 4 e 14 de novembro.

“Esse trabalho conjunto das secretarias de Meio Ambiente e de Educação desenvolveu um projeto piloto na cidade. As secretarias e as escolas incentivararm os alunos a fazer a reciclagem. Fizemos esse projeto e tivemos dois meses de experiência para que as 18 Emefs fizessem a campanha”, comenta Eduardo Abussamra. Ele lembra que o projeto foi bem elaborado, envolvendo a coordenação de cada escola, os diretores e os professores.

“Foi um sucesso. Todas as escolas participaram. Os alunos participaram. Parabéns aos alunos, diretores e professores dessas escolas. Foi significativa a quantidade de mateiral reciclável que chegou à Recicla Jaú,  a associação dos catadores de reciclagem de Jaú”, destaca o secretário de Meio Ambiente.

“A gente chegou a coletar cinco toneladas por semana em média, uma quantidade significativa para os catadores. Conseguimos que as mães participasssem. Agregamos praticidade. Ninguém tinha de separar nada em casa, a não ser o lixo orgânico e úmido. Colocava tudo numca sacola (vidro, papel, metal) e levava para a escola. Na escola o material era colocado num bag, e o caminhão passava de quinta-feira para fazer a coleta e levar para a Recicla Jaú, que fazia a reparação.

O secretário Eduardo Abussamra e a secretária de Educação, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo, consideraram “positivo” e projeto e já avisaram que ele será mantido em 2015. “A gente vai retomar no ano que vem em todo o período letivo. Vamos manter essa campanha nas escolas. “Vamos falar com as mães para que incentivem seus filhos a participarem e que as famílias participem. Agradeço o pessoal da Secretaria de Educação que nos ajudou a fechar um ano positivo na questão da reciclagem em Jaú.”

Resultado - A campanha deu certo, segundo avaliação da coordenadora da Recicla Jaú, Isabel Cristina de Fátima Claro Brandão. Segundo ela, o volume arrecadado de material reciclado chegou a cerca de cinco toneladas por semana. Ao divulgar a classificação, ela disse que só divulgou a ordem das oito melhores, sem informar o volume de cada uma, para não fazer diferenciação entre uma e outra. O importante, segundo ela, foi o envolvimento dos alunos e professores.

O objetivo de promover a reciclagem em casa, no bairro e na escola, visando aumentar a coleta desses resíduos, deu certo. Ainda por cima ajudou a aumentar o faturamento das famílias atendidas pela Associação Recicla Jaú. O secretário Eduardo Abussamra disse que o objetivo é retomar a campanha no ano que vem. Enquanto isso algumas escolas vão continuar coletando material até o fim do ano letivo, entre elas a Maria de Lourdes, no Jorge Atalla, que tem caçamba coletora no local.

Classificação das escolas (1º a 8º)

1º) Maria de Lourdes Camargo Mello – Jardim Jorge Atalla

2º) Caetano Perlatti -  Vila Nova