8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Programação cultural em Jaú tem ato da Consciência Negra, Orquestrando no Museu e tributo a Caymmi

  

 

Vivência afro e roda de capoeira no Espaço Cultural Amaral Carvalho, com crianças da Casa da Criança / Atleta do Futuro

 

Prefeitura apoia eventos no feriado do Dia da Consciência Negra, como o ato civico no monumento de Zumbi dos Palmares e a apresentação de orquestra no museu; no sábado, Estação Cultura recebe Circuito Cultural Paulista

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, apoia três eventos culturais nesta semana, quando se comemora o Dia da Consciência (20/11) e é feriado municipal. As atrações incluem o ato cívico com apresentação de cantor no monumento de Zumbi dos Palmares (9h), a apresentação da Orquestra Geraldo Minhoto Teixeira no Museu Municipal (20h) e o show de Anna Selton fazendo um tributo a Dorival Caymmi (20h de sábado) na Estação Cultura.

Dentro das festividades da Semana da Consciência Negra, iniciada no dia 17, foram realizadas vivência de capoeira e cultura afro e apresentação de peças teatrais. No dia 20, às 9h, o Ato Cívico será o ponto alto das comemorações, segundo Marcial Augusto Lopes, que organiza os eventos por meio da Associação de Capoeira Amukenguê. Segundo ele, na cerimônia está prevista a colocação de flores no monumento de Zumbi, no início da Avenida Dr. Quinzinho, discursos a respeito do movimento dos negros por representantes das entidades e a apresentação do cantor Edson Siqueira, do grupo Afrobarra. Depois, às 11h, haverá uma roda de samba de confraternização da sede da Amukengue (Jardim América).

Durante a semana, as crianças da Casa da Criança se apresentaram no Espaço Cultural Amaral Carvalho para diretores, colaboradores e pacientes do hospital. Na oportunidade apresentaram a peça Menina Bonita do Laço de Fita, uma vivência afro e roda de capoeira comandada pelo mestre Marcial. As crianças fazem parte do Programa Atleta do Futuro, parceria da Prefeitura de Jahu com o Sesi e Casa da Criança.

Organizado pelo mestre capoeirista Marcial Augusto Lopes, a Semana da Consciência Negra tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Os eventos contaram com a parceria do Centro de Apoio ao Paciente do Amaral Carvalho, Escola Capitão Henrique Montenegro (Bocaina), Associação Casa das Crianças, Associação de Capoeira Bantus e Associação de Capoeira Berimbraz, com apoio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Jaú, Federação Paulista de Capoeira e colaboradores.

 

Orquestra – Na mesma quinta-feira, às 20h, o Museu Municipal José Raphael Toscano, abre as portas para o Orquestrando no Museu, projeto que leva para o local a Orquestra Geraldo Minhoto Teixeira e o Coral do Conservatório Jauense de Música. A apresentação é aberta ao público e tem apoio da Prefeitura de Jahu. O museu estará aberto para visitação das 13h às 17h no feriado, mesmo horário do dia 21 (sexta-feira), 22 (sábado ) e 23 (domingo).

 

  

Circuito Cultural – Jaú recebe no sábado (22/11), às 20h, mais um espetáculo do Circuito Cultural Paulista. Para comemorar o centenário do compositor Dorival Caymmi, o Circuito Cultural Paulista, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, traz a cantora paulista Anna Setton. O show  tem como objetivo passear de maneira livre por toda a obra de Dorival Caymmi e celebrar o centenário do compositor, comemorado em 2014.

Anna, que também é violonista, estará acompanhada de banda formada por Eduardo Sangirardi (piano), Fi Maróstica (baixo) e Cléber Almeida (bateria), e apresentará novos arranjos e leituras para canções clássicas de Caymmi.

Compositor de muitos sucessos, Dorival cantou não só a Bahia, seus personagens e lugares, mas o Brasil das décadas de 1940, 1950 e 1960, e ajudou a construir, com a sua música e poesia, uma imagem do país por meio do rico e representativo universo poético da sua obra. No repertório deste shows de grandes homenagens, estão músicas como “O Bem do Mar”, “É Doce Morrer no Mar”, “Maracangalha” e “Que É Que a Bahiana Tem?”

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas