Prefeitura de Jahu > Prefeitura de Jahu realiza palestra sobre higiene pessoal para moradores do Vila Dignidade

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na manhã desta sexta-feira (13/03) palestra sobre higiene pessoal para 16 idosos moradores do Vila Dignidade.

Foram abordados temas como lavagem das mãos, uso dos sabonetes bactericidas e líquidos, cuidados com a lavagem de roupas e toalhas, entre outros assuntos.

Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento, Maria Izilda Mattar, atualmente 13 casas estão habitadas, sendo que o local conta com 24 moradias. “A Vila Dignidade foi inaugurada em agosto de 2014, mas os móveis para as residências foram entregues somente no final de outubro pelo Governo do Estado. Em relação a equipe multidisciplinar, temos uma assistente social, que realiza a parte de coordenação técnica e administrativa e 04 auxiliares de segurança”.

Além disso, estão em desenvolvimento vários projetos. Um deles, por meio de parceria com as Faculdades Integradas de Jaú (FIJ), visa desenvolver atividades físicas com esses idosos pelos alunos do curso de Educação Física. A Secretaria de Educação cedeu uma professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para alfabetizar vários moradores que ainda não sabem ler e escrever. A Secretaria de Saúde cedeu uma enfermeira que realizará semanalmente teste de glicemia e aferição de pressão arterial, além de orientações sobre saúde.

Ainda conforme Izilda, os moradores do Vila Dignidade passam por uma triagem realizada pelos CRAS e pelo CREAS, que analisam alguns quesitos como idade, rompimento de vínculos, fragilidade familiar e renda de até um salário mínimo de aposentadoria. “Apesar dos idosos serem independentes, a Secretaria tem um cuidado especial com os moradores da Vila Dignidade. Queremos dar uma vida melhor e mais digna à eles”.

O Programa Vila Dignidade, instituído pelo Decreto Estadual nº. 54.285, de 29 de abril de 2009, com nova redação dada pelo Decreto Estadual nº. 56.448/2010, é voltado ao atendimento a idosos com baixa renda. Visa à construção de equipamento público constituído de moradias assistidas em pequenas vilas, adequadas a essa população, incorporando os preceitos do desenho universal (que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente), e com áreas de convivência social, garantindo acompanhamento social permanente ao público beneficiado, integrado à rede de serviços do Município.

As casas da Vila Dignidade têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes. Recursos de acessibilidade também foram instalados nas áreas comuns do condomínio para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos novos moradores. Os conjuntos têm projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e contam, ainda, com salão para atividades diversas, como festas, reuniões e cursos.

Para participar é preciso ter 60 anos ou mais, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos, ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos e morar pelo menos há dois anos no município.

Em Jaú, a Vila Dignidade está localizada à Rua João Dalpino, 515, Jardim Pires de Campos.