8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura prepara Festival Saul Galvão com programação diversificada e Circuito Sesc

Programação começa em 24 de abril com intervenção teatral, exposição e show musical; até 4 de maio ocorrem apresentações de vários estilos, peças de teatro, literatura, workshops, campeonato de garçons e Circuito SESC

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, elaborou a programação cultural do 2º Festival Gastronômico Saul Galvão com apresentações de vários estilos, peças de teatro, literatura, workshops, campeonato de garçons eu Circuito Sesc de Artes. As atrações vão de 24 de abril a 4 de maio e conta com a adesão de restaurantes e lanchoentes da cidade, que criaram pratos especiais para celebrar Saul Galvão de França Júnior, que faleceu em setembro de 2009 - ele nasceu em Jaú, foi jornalista, escritor, crítico de restaurantes e expert em vinhos.

 

Pelo segundo ano consecutivo vamos realizar o Festival Saul Galvão. Esse festival homenageia uma das personalidades da nossa cidade. Ex-articulista do Estadão, Saul soube divulgar o bom paladar a todo o Brasil. A parte da Secretaria de Cultura é elaborar um programa cultural bem variado para atrair pessoas de toda a região para vir degustar o bom paladar jauense e aproveitar o que a gente tem feito com empenho, que são os nossos eventos culturais”, comenta o gerente de Cultura, Jeferson Miranda.

 

O Festival Saul Galvão tem muitas atrações. “Podemos dizer que vamos contar com músicos e artistas de Jaú e de todo o Estado. Temos o Laerte Mazziero e Banda, as jovens bandas Armada e Jorge Arckerman e vamos ter a Jahu Jazz Band fazendo uma apresentação especial. Vamos ter ainda o campeonato de garçons, que reúne toda a categoria. Vamos ter o lançamento do álbum da banda Mais Valia, a presença dos grupos Tempero Brasileiro, Sinhá e Barulhinho Bom e ainda as bandas Lady Jane e Gato Carteiro.”

 

O gerente da Cultura destaca que o Festival Saul Galvão vai chegar ao fim em grande estilo com o Circuito Sesc de Artes, dia 3 de abril, com uma programação bacana e variada, com teatro, circo, literatura, arte com tecnologia e música. Ele aponta ainda a presença da banda vencedora do Prêmio Shell de 2012 de MPB, a banda 5 a Seco, “que vai estar em nossa cidade trazendo um som diferenciadio e que a levou a ser a melhor banda de MPB do Brasil”.

 

No encerramento, dia 4, está previsto um workshop de drinks no Espaço Grevillea, um dos patrocinadores do festival. Aliás, está programado para nesse espaço um evento para a imprensa em 23 de abril, no qual serão apresentados mais detalhes do festival.

 

Pratos exclusivos - “Tanto os pratos especiais dos participantes como as atrações abertas ao público vão além do objetivo de movimentar a cidade. Queremos resgatar a riqueza cultural da cidade através da sua gastronomia. Dessa forma, o evento deve ganhar força a cada ano junto aos estabelecimentos e o setor como um todo, fazendo de Jaú referência em boa comida e serviços”, diz Celina Sanzovo, diretora da agência Only!, que coordena a parte comercial do festival.

 

Nesta segunda edição, o Festival Gastronômico Saul Galvão reuniu além dos estabelecimentos da cidade, empresas do setor alimentício que entraram como patrocinadores e apoiadores, essenciais para a realização do evento. Já são mais de 10 patrocinadores envolvidos e suas marcas estarão presentes nos materiais de divulgação do festival.
Lucas Fiorelli Victor, diretor e comercial da Only!, explica: “Buscamos formatar o evento estudando o momento econômico delicado em que o setor vive e suas necessidades aqui na cidade, assim, encontramos meios de agregar os fornecedores do setor como patrocinadores. Além disso, na apresentação da mecânica, explanamos também a logística já organizada com todos os envolvidos, ou seja, mostramos um Festival estruturado e pronto para ser iniciado, faltando apenas a criação do prato especial pelos estabelecimentos participantes, que acompanha o tema: sabores preferidos do gourmet e homenageado Saul Galvão.”

 


Quem foi Saul Galvão?

 

(Fonte: www.facebook.com/festivalsaulgalvao

Saul Galvão de França Júnior nasceu em Jaú - "modéstia à parte", como ele dizia - em 3 de abril de 1942. Filho de fazendeiros aprendeu a formar o gosto em mesas com muitos assados e itens clássicos da culinária do interior. Foi para São Paulo em 1960, para estudar direito no Largo São Francisco, mas não se formou. 
Nos anos seguintes, sempre entre o Jornal da Tarde e o Estado, Saul passou por editorias como a de Política e a Internacional. Em 197, surgiu então o crítico de restaurantes: o Jornal da Tarde queria um substituto para Paulo Cotrim, um dos precursores da atividade em São Paulo. Saul foi o escolhido para a tarefa. Funcionou tão bem que, em pouco tempo, ele estava só se dedicando à comida. Saul ia muito à França nos anos 90 e aproveitava as viagens para fazer estágios em restaurantes estrelados, como o Troisgros.
Continuou aprimorando os dotes de culinarista e, em 1987, lançou o primeiro livro, Os Prazeres da Mesa, com receitas de cozinhas paulistanas famosas. Paralelamente, ele se aprofundava nos vinhos, outra paixão. E Saul se transformou em um dos maiores experts do Brasil, a ponto de, em 1992, lançar o clássico Tintos e Brancos.
Nos últimos anos, ele escreveu religiosamente no Paladar (às quintas), sobre vinhos, e no Guia (às sextas), sobre restaurantes. Tornou-se uma grife no melhor sentido do termo, com seu jeito expansivo e seus bigodes fartos. E cativou os leitores com informações precisas, comentários consistentes e uma devoção sincera aos prazeres da vida. "O negócio é passar bem" virou seu slogan, propagado no jornal, A personalidade forte, as tiradas afiadas, sempre foram sua marca. Faleceu em 9 de setembro de 2009 por complicações advindas de câncer.

 



Programação Cultural – Festival Gastronômico Saul Galvão

 

 

23 de Abril – Quinta-feira

 

16h - Evento lançamento para imprensa
Local: Espaço Grevillea

 

24 de Abril – Sexta-feira

Abertura do Festival Gastronômico Saul Galvão
Intervenção Teatral: Paladar com Saul
Exposição: Sabor por um Jauense
Apresentação Musical: Laerte Maziero e Banda
Local: Espaço Grevillea

25 de abril – Sábado
20h - Banda Armada
21h - Jorge Arckerman e Banda
Local: Museu Municipal – Palco Tempero Popular

26 de abril – Domingo
Museu Municipal – Palco Tempero Popular
15h - Museu Vivo – Especial Saul Galvão e a Gastronomia Jauense
17h - Jahu Jazz Band

27 de abril – Segunda-feira
15h - Campeonato de Garçons
Local: Ginásio Dr. Neves

20h - Workshop Vinho
Local: Espaço Grevillea

30 de abril – Quinta-feira
20h - Lançamento de Álbum – Banda Mais -Valia
Local: Teatro Municipal

1 de Maio – Sexta-feira
17h - Show Grupo Sinhá
Local: Campo do XV – Palco Tempero do Galo

2 de maio – Sábado
Campo do XV – Palco Tempero do Galo
20h - Lady Jane
22h – Gato Carteiro

3 de maio – Domingo
Circuito SESC de Artes

 

Das 19h às 22h
• A Brava – Brava Cia (SP) – Peça de Teatro
• As Aventuras Atrapalhadas de Gibiló e Gibileu – Gibiló e Gibileu (SP) - Circo
• InCorpóreo – Guima (SP) – Arte e Tecnologia
• Ocupação Literária: Leve Livro – Muda Práticas Culturais e Educativas (SP) – Literatura
• 5 a Seco (SP) - Música
Local: Parque do Rio Jaú -

4 de maio - segunda-feira
20h - Workshop de Drinks
Local: Espaço Grevillea

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas