8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura abre Festival Municipal Saul Galvão com fim de semana da família no Museu

 Duas bandas se apresentam na noite de sábado, enquanto o domingo à tarde é reservado para show da Jahu Jazz Band e a encenação do Museu Vivo – Especial Saul Galvão e a Gastronomia Jauense

 A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, apresentou nesta quinta-feira (23/04) a programação do 2º Festival Gastronômico Saul Galvão, cujas apresentações culturais começam na sexta-feira (24/04). O evento para a imprensa ocorreu no Espaço Grevillea, um dos parceiros do festival, que está na segunda edição e tem programação cultural variada até o dia 4 de maio, incluindo workshops de drinks e de vinho, campeonato de garçons e o Circuito Sesc de Artes.

As atrações vão de 24 de abril a 4 de maio e contam com a adesão de 19 restaurantes e lanchonetes da cidade, que criaram pratos especiais para celebrar Saul Galvão de França Júnior, que faleceu em setembro de 2009 - ele nasceu em Jaú, foi jornalista, escritor, crítico de restaurantes e expert em vinhos. O festival homenageia uma das personalidades da cidade. Ex-articulista do Estadão, Saul soube divulgar o bom paladar a todo o Brasil.

Na apresentação do Festival Saul Galvão estiveram presentes o prefeito Rafael Agostini, o secretário de Cultura, Hamilton Chaves, o vereador Lucas Flores e ainda Maria Julia Valdo Mascaro, do Senac-Jaú, Sila Maria Galvão, irmã do patrono do festival, e Lucas Fiorelli Victor, representando a agência Only. Sila disse que o Festival é muito bom para a cidade e para os restaurantes e desejou muito sucesso a todos, além de agradecer a homenagem feita ao irmão dela.

O secretário Hamilton Chaves destacou a parceria com a agência, que estruturou o evento no aspecto comercial, completando a infraestrutura fornecida pela Prefeitura. "O festival está crescendo, as ideias estão surgindo e assim vamos formando e solidificando esse evento, valorizando um segmento forte e importante para Jaú. O papel do poder público é dar as ferramentas e as condições para que as boas ideias surjam e aconteçam."

O prefeito Rafael Agostini agradeceu a todos os parceiros do Festival e falou da satisfação de poder homenagear Saul Galvão, uma pessoa que dá orgulho para a cidade. "Tomamos a iniciativa de manter o projeto de 2014 e ampliar em 2015 a participação dos estabelecimentos. Sucesso a todos os envolvidos nesse desafio. A Prefeitura pretende dar continuidade a esse projeto e queremos ter muitas edições pela frente. É uma uma semana diferenciada com eventos de ponta. O festival é uma ideia que deu certo."

 

 

Eventos culturais - À Secretaria de Cultura coube elaborar um programa cultural bem variado para atrair pessoas de toda a região os estabelecimentos participantes e degustar o bom paladar jauense, além de aproveitar o que a cidade oferece em eventos culturais. Músicos e artistas de Jaú e de todo o Estado estão no Festival, como Laerte Mazziero e Banda, as jovens bandas Armada e Jorge Arckerman, Jahu Jazz Band, Banda Mais Valia, e os grupos Tempero Brasileiro, Sinhá e Barulhinho Bom, Lady Jane e Gato Carteiro.

Destaque ainda para o Circuito Sesc de Artes, dia 3 de abril, com programação bacana e variada, com teatro, circo, literatura, arte com tecnologia e música. A maior atração será a banda vencedora do Prêmio Shell de 2012 de MPB, a 5 a Seco.

O Campeonato de Garçons será realizado às 15h de segunda-feira (27/04), no Ginásio de Esportes Dr. Neves. Entre as provas previstas estão corrida com bandeja, corrida com obstáculos, empilhamento de bandeja e copo cheio sem desperdício. Participam do campeonato garções dos estabelecimentos participantes do festival

 

Pratos exclusivos -  Os pratos especiais dos participantes como as atrações abertas ao público vão além do objetivo de movimentar a cidade. O Festival Saul Galvão quer resgatar a riqueza cultural da cidade através da sua gastronomia. O contato e a organização do evento está a cargo da agência Only!. Lucas Fiorelli Victor, diretor e comercial da Only!, coordenou a parte comercial, atraindo quase duas dezenas de estabelecimentos para o festival, além de patrocinadores e outros parceiros.

Nos últimos dias, a Only promoveu encontros com a imprensa para fazer a degustação de alguns pratos dos estabelecimentos participantes, como Rostii Batataria, Red Burguer, Bar do Segolin e Scooters Steakhouse & Bar. Outras degustações vão ocorrer ao longo do festival. A avaliação dos organizadores é que as ações pré-festival foram um sucesso, sinal de que o Festival Saul Galvão 2015 será marcante em termo de organização e qualidade dos pratos e dos eventos culturais.

A abertura oficial do Festival Gastronômico Saul Galvão será nesta sexta-feira (24/04) no Espaço Grevillea, que organizou o evento para atrair clientes e apresentar seus serviços. A programação tem início às 21h e inclui a intervenção teatral Paladar Saul, a exposição Saul Por um Jauense e o musical de Laerte Mazziero e Banda. O evento é organizado pelo Espaço Grevillea, que preparou o Open Bar e o Open Food (comida e bebida à noite toda) mediante ingresso no valor de R$ 70,00 (convites limitados à venda no salão).

 

 

24 de Abril – Sexta-feira (evento do patrocinador)
21h - Abertura Oficial do Festival Gastronômico Saul Galvão
Intervenção Teatral: Paladar com Saul
Exposição: Sabor por um Jauense
Apresentação Musical: Laerte Maziero e Banda

(Demonstração das etapas da fabricação de cerveja)
Local: Espaço Grevillea

 

25 de abril - Sábado

Museu Municipal - Palco Tempero Popular

20h: Banda Armada

21h: Jorge Arckerman e Banda

 

O Museu Rafael Toscano tradicional local de encontro do Rock regional abre a cena para a música popular brasileira e internacional. Duas bandas dividem o Palco Tempero Popular neste sábado (25/04) e prometem um bom tira-gosto para quem espera curtir o Festival Gastronômico.

Armada

Iniciando por uma formação peculiar, composta por uma guitarra bem equilibrada entre os graves e os agudos distorcidos, um baixo forte com graves encorpados, uma bateria marcante, intuitiva e precisa e uma forte voz feminina que alcança altos tons a banda Armada desenvolve músicas pop/eletrônicas que estão nos principais meios de comunicação em todo o mundo. O show é repleto de musicas atuais e agitadas, onde os integrantes transpassam toda influência vinda do rockn'roll que cada um carrega. Com arranjos inovadores e com muita energia, sempre se espera um show contagiante. O grupo é composto por Camila Soufen (Vocal), Angelo Tito (Guitarra), Thiago Candido (Baixo), Juliano Pelaquim (Bateria).

Jorge Arckerman e Banda

Banda formada por três talentosos amigos e músicos está na estrada desde 2013. Destacando-se no cenário musical de Jaú e região, as apresentações da banda vÊm se tornando rotina nos principais bares e casas noturnas do centro-oeste paulista. A banda é composta por Jorge Ackermann na guitarra e vocal, Ilário no contrabaixo e Dani Amaral na bateria. Com um repertório bem eclético, o grupo tem facilidade em transitar do MPB ao Rock n´roll... de Jorge Benjor a Elvis. Quem for ao museu poderá ainda ouvir sons de Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Cassia Eller, Los Hermanos, Djavan, Tim Maia, Jorge Ben, Ben Harper, Sublime, Bob Marley.

 

26 de abril - Domingo

Museu Municipal - Palco Tempero Popular

15h: Museu Vivo - Especial Saul Galvão e a Gastronomia Jauense

17h: Jahu Jazz Band

O domingo (26/04) será das famílias. Este é o objetivo da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo com os eventos que se inserem dentro do 2º Festival Gastronômico Saul Galvão. Uma mistura de teatro, história jauense e música foi preparada para agradar todos os gostos.

Museu Vivo - Especial com Saul Galvão

O projeto que nasceu com o nome “Uma noite no Museu” retorna neste domingo em sua primeira edição vespertina. A apresentação explora agora um novo horário e um novo público alvo: as famílias. O intuito do projeto é incentivar a visitação do Museu Municipal José Raphael Toscano. Partindo do princípio moderno que vê os museus como centro de memória viva, a intensão é através do teatro dar vida a história de nossa cidade e aos personagens de nossa terra.

O roteiro deste passeio histórico/turístico é realizado através de uma visita guiada pelo Museu Municipal. O diferencial é que os guias são na verdade os próprios personagens históricos que através do acervo conseguem tornar interativo aquilo que em um passeio tradicional é apenas informativo. O visitante deixa de ser um espectador passivo e torna-se um sujeito de seu conhecimento.

Nesta edição estarão presentes os seguintes personagens: Saul Galvão, grande homenageado da edição, Margarida Ribeiro de Barros, Hilda Hilst, Maria Dezzone Pacheco Fernandez, Waldomiro de Oliveira, Edgar Ferraz, Neuza Piccino de Oliveira Pares, Palmira de Souza e Miguel Pacífico.

Os atores envolvidos na apresentação fazem parte da Cia Teatral Exilados e Grupo Teatral Epifania, que nesta edição do Festival Gastronômico também está realizando intervenções cênicas nos bares e restaurantes participantes.

Jahu Jazz Band

A Jahu Jazz Band faz sua primeira apresentação de 2015 dentro do Festival Gastronômico Saul Galvão neste domingo (26), apresentando-se no Palco Tempero Popular. O objetivo da Big Band é proporcionar um fim de tarde agradável para a família jauense. A corporação tem como diretor técnico e musical o maestro Fábio Lopes e é formada por 20 músicos.

A inspiração da Prefeitura para criar a nova orquestra veio das antigas corporações de Jaú, como as Orquestras Continental e Capelozza, que fizeram muito sucesso em todo o Estado no século passado. Criada para interpretar os mais diferentes gêneros musicais, a Jahu Jazz Band toca ritmos característicos de orquestras de baile, como jazz, samba, bolero, Fox, mambo, tango, rock, pop nacional e internacional.

A apresentação terá um repertório bem eclético, visando as sonoridades já conhecidas do público que sempre comparece as apresentações e as famílias que estiverem passando no domingo a tarde. Entre outras músicas, esta primeira exibição terá o samba “Feitiço da Vila”, a bossa nova “Garota de Ipanema”, o clássico do chorinho “Brasileirinho” e uma canção dos Beatles, “The Long and Winding Road”.

 

 

Programação completa

 

24 de Abril – Sexta-feira (evento do patrocinador)
21h - Abertura Oficial do Festival Gastronômico Saul Galvão
Intervenção Teatral: Paladar com Saul
Exposição: Sabor por um Jauense
Apresentação Musical: Laerte Maziero e Banda

(Demonstração das etapas da fabricação de cerveja)
Local: Espaço Grevillea

Ingresso: R$ 70,00 (Open Bar e Open Food)

25 de abril – Sábado
20h - Banda Armada
21h - Jorge Arckerman e Banda
Local: Museu Municipal – Palco Tempero Popular

26 de abril – Domingo
Museu Municipal – Palco Tempero Popular
15h - Museu Vivo – Especial Saul Galvão e a Gastronomia Jauense
17h - Jahu Jazz Band

27 de abril – Segunda-feira
15h - Campeonato de Garçons
Local: Ginásio Dr. Neves

18h30 – Workshop Drinks/Senac

Local: Espaço Grevillea


30 de abril – Quinta-feira
20h - Lançamento de Álbum – Banda Mais -Valia

Local: Teatro Municipal

 

 

1 de Maio – Sexta-feira
17h - Show Grupo Sinhá
Parque do Rio Jaú – Palco Tempero Jauense

 

2 de maio – Sábado
Parque do Rio Jaú – Palco Tempero Jauense

20h - Lady Jane

22h – Gato Carteiro

 

3 de maio – Domingo
Circuito SESC de Artes

Das 19h às 22h
• A Brava – Brava Cia (SP) – Peça de Teatro
• As Aventuras Atrapalhadas de Gibiló e Gibileu – Gibiló e Gibileu (SP) - Circo
• InCorpóreo – Guima (SP) – Arte e Tecnologia

• Ocupação Literária: Leve Livro – Muda Práticas Culturais e Educativas (SP) – Literatura
• 5 a Seco (SP) - Música
Local: Parque do Rio Jaú -

4 de maio - segunda-feira
18h30 - Workshop de Vinho/Senac

Local: Espaço Grevillea

 

Abertura oficial com música, exposição e intervenção teatral

 

A abertura oficial do Festival Gastronômico Saul Galvão será nesta sexta-feira (24/04) no Espaço Grevillea, que organizou o evento para atrair clientes e apresentar seus serviços. A programação tem início às 21h e inclui a intervenção teatral Paladar Saul, a exposição Saul Por um Jauense e o musical de Laerte Mazziero e Banda. O evento é organizado pelo Espaço Grevillea, que preparou o Open Bar e o Open Food (comida e bebida à noite toda) mediante ingresso no valor de R$ 70,00 (convites limitados à venda no salão).

“O bom mesmo é passar bem”, costumava dizer Saul Galvão. O fim de semana se torna especial dentro de mais uma edição do Festival Gastronômico, que homenageia um dos grandes personagens de nossa cidade: Saul Galvão de França. O jauense se tornou uma referência nacional dentro do seleto universo da gastronomia e do vinho. Como jornalista do jornal “Estado de São Paulo”, na coluna Paladar, destilou seu conhecimento tornando-se um grande enólogo, com um paladar refinado é uma das referências da boa mesa.

Sendo um dos grandes eventos da pasta de Turismo da cidade, em sua 2ª edição, o Festival Gastronômico Saul Galvão 2015 contará com diversas atrações e estabelecimentos participantes. Cada um dos restaurantes criou um prato especial inspirado nos sabores preferidos de Saul Galvão. Vale desde releituras de pratos tradicionais a versões de pratos que levam vinho como ingredientes e combinações novas e inusitadas. Além desse roteiro cheio de sabor e cultura. Exposições históricas, filmes, peças de teatro, shows de música, circuito de garçons entre outras atrações podem ser esperadas para o evento.

Direcionado ao setor de restaurantes e bares serão realizados também workshops especializados, com o apoio do Senac. A intensão é movimentar o setor na cidade que tem grande potencial para atração de turismo receptivo. Nossa cidade se torna referência regional e aproveita para aquecer sua economia local através da gastronomia e da Cultura.  O Festival Gastronômico é um segmento do turismo que cresce em toda a parte do mundo e enfoca em um dos quatro grandes pilares do turismo. Todo turista que visita a uma localidade consome transporte, hospedagem, artesanato e alimentação.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas