Prefeitura de Jahu > Dia D de vacinação contra gripe ocorre neste sábado

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (09/05), das 8h às 17h, o Dia D de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe.

Segundo o secretário de Saúde, Gilson Augusto Scatimburgo, haverá postos de vacinação fixos e volantes. “As quinze unidades básicas de saúde do Município estarão vacinando. Lembramos que o PAS Vila Nova está fechado para reforma, mas a vacinação será feita no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no prédio ao lado. Também teremos outros postos de vacinação, como na Praça da República (Jardim de Baixo), Farmácia dos Aposentados, Igreja São Paulo (Jardim Maria Luiza IV), PROIP Pires I e PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) do Jardim São Crispim. O público-alvo da vacina abrange crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pacientes diagnosticados com doenças crônicas, e pessoas com comorbidades como obesidade mórbida, diabete, cardiopatia, pneumopatia e imunossuprimidos. Os trabalhadores de saúde também é um grupo prioritário, mas serão vacinados nas unidades de saúde em que atuam, como hospitais e serviços de saúde. Os profissionais de saúde da área privada podem procurar as unidades básicas de saúde neste sábado ou até o dia 22 de maio, quando ocorre o encerramento da campanha”.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a campanha pretende vacinar 31.729 jauenses – o número corresponde à meta de 80% das 39.661 pessoas que formam o público-alvo da campanha.

A vacina protege contra três tipos da influenza: a H1N1 (que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009), a H3N2 e B.