Prefeitura de Jahu > Prefeitura premia 5 duplas entre as 17 inscritas no Festival de Música Caipira

Alex e Adriano

Concurso de duplas sertanejas tem como vencedores os jauenses Alex e Adriano; show com Júnior Hartung finaliza evento que atraiu cerca de 6 mil pessoas ao Pouso Alegre em dois finais de semana

VEJA FOTOS DO FESTIVAL DE MÚSICA

VEJA FOTOS DO SHOW DE JÚNIOR HARTUNG

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, contabiliza cerca de 6 mil pessoas o público que prestigiou os dois finais de semana do Festival Caipira de Jahu, realizado no Pouso Alegre de Baixo nos dias 30 e 31 de maio e 6 e 7 de junho. No último dia, destaque para o Festival de Música Caipira Teixeira Filho, com 17 duplas inscritas, e o show de Júnior Hartung e banda. A Prefeitura premiou as cinco melhores duplas com R$ 3.300,00. A dupla campeã foi Alex e Adriano, de Jaú, que cantou na fase final do concurso a música “Dona Felicidade”.

O Festival Caipira de Jahu cumpriu a proposta de centralizar o festival no tradicional bairro e resgatar a identidade caipira por intermédio de diversas formas de arte. A base do festival são os ritmos e temas regionais brasileiros, com ênfase na musicalidade sertaneja do centro-oeste paulista. De acordo com o gerente de Cultura, Jeferson Miranda, o Festival atraiu cerca de 6 mil pessoas à Associação de Moradores do Bairro nos quatro dias de eventos – dois sábados e dois domingos.

O secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves, disse que a cultura caipira está enraizada e a população está afinada. Muitas famílias presentes, acompanhando as atrações locais e regionais e até nacionais, como o cantor Júnior Hartung e a dupla Joaquim e Manoel. Ele destacou a parceria com a associação de moradores, o que permite manter o festival e fortalecer a cada ano. Citou ainda a presença dos artesãos de Jaú, mostrando um pouco mais da cultura jauense.

O evento visa a divulgar a cultura caipira e atrair turistas para o bucólico bairro, um dos bairros mais típicos de nossa cidade e com enorme potencial turístico gastronômico”, comentou Miranda. Ele ressaltou ainda o grande número de duplas participantes (17), mais do que o dobro da edição do ano passado. O importante, segundo ele, é que duplas de cidades distantes do interior paulista subiram ao palco para se apresentar. Duplas de Jaú e região também concorreram.

E foi de Jaú a dupla campeã. Alex e Adriano subiram ao palco na finalíssima (entre os oito melhores) e arrancou aplausos do público com a música Dona Felicidade. Na opinião dos jurados, o páreo foi duro, mas a apresentação dos dois músicos de Jaú superou os concorrentes. Em segundo lugar ficou a dupla de São José do Rio Preto Adriano Reis e Cuiabá, que repete a classificação da dupla dos dois últimos festivais.

Em terceiro lugar ficou a dupla formada por pai e filho, Bruno Viola e J. Silva, de Itapeva. O quarto lugar foi para a dupla Vitor Hugo e Gustavo, de Mirassol, que subiu uma posição em relação a 2014. No quinto lugar, a dupla Divaney e Montenegro, também de Mirassol, cantou “Palavra Maldita”. Além dos cinco premiados, mais três duplas fizeram a final: Odivan e Renato (Jaú), João Gonçalo e Riopretense (Poloni) e Zé Roberto e Toni Silva (São José do Rio Preto).

2013 e 2014 - Em 2014, a dupla campeã foi a Irmãos Caipira (Rafael e Darliene), de Cabrália Paulista. Em segundo lugar ficou Adriano Reis e Cuiabá (São José do Rio Preto), seguido por Vitor Hugo e Gustavo, de Mirassol (terceiro), Heraldo Viola e Paulo Guilherme, de Itápolis (quarto), e Ademir Silva, de Bariri (quinto).

Em 2013, a disputa foi acirrada com o título de melhor dupla sendo entregue aos cantores Augusto César e Gustavo, de São Manuel. Em segundo lugar no festival ficou a dupla Adriano Reis e Cuiabá, de São José do Rio Preto. Na sequência ficaram: Tony Garcia e Divaney (José Bonifácio), Marcos e Diego (Monte Alto) e Luís Fernando e Francisco (Botucatu).

Show – Após a premiação das duplas vencedoras, feita por integrantes da Secretaria de Cultura e Turismo, pelo presidente da Associação de Moradores de Pouso Alegre, João Gaido, e por convidados, o palco do salão foi reservado para o músico Júnior Hartung, que cantou músicas famosas do universo caipira e sertanejo. Ele passeou entre o público para que todos participassem da cantoria de algumas músicas, como “Fio de Cabelo” e “Boate Azul”.

Classificação geral do Festival Caipira de Jahu

Odivan e Renato

Jaú

A Velha Porteira