Prefeitura de Jahu > Festival de Inverno da Prefeitura de Jahu valoriza formação cultural

Secretaria de Cultura e Turismo divulga lista inicial dos workshops de música, com 20 vagas para cada instrumento; inscrições estão abertas com vagas limitadas

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, antecipou as primeiras atrações do Festival de Inverno de Jahu, que será realizado de 1º de julho a 2 de agosto. De imediato foi divulgado o calendário de workshop de música, com inscrições abertas para os instrumentos bateria, guitarra, piano, contrabaixo e saxofone. A proposta é investir na formação cultural, com cursos na área de música, artes cênicas e artes visuais, além dos tradicionais shows musicais.

O secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves, fala sobre a programação prevista para o evento. “Estamos começando a divulgar as atrações do 24º Festival de Inverno de Jaú. Queremos investir na formação, nos cursos, nos workshops e nas tradicionais atrações que temos todos os anos. Teremos muito jazz, blues e chorinho e vamos trabalhar as orquestras. A programação está sendo elaborada, estamos finalizando os contratos com os músicos e já assinamos os primeiros workshops na área de música. Nos próximos dias vamos divulgar outros workshops em outras áreas, como artes cênicas, artes plásticas, danças e artes visuais, e também os shows. Com os contratos assinados começaremos a divulgar. A cada fechamento de contrato vamos informar a comunidade sobre as atrações que vamos ter”.

Em 2015 o Festival de Inverno de Jahu, completa 24 anos de existência. O Festival se integra às novas propostas do Ministério da Cultura e dá um passo decisivo no estabelecimento do Programa Municipal de Formação Cultural, item componente do Sistema Municipal de Cultura. A partir desta edição o Festival de Inverno passará a investir concretamente em sua vocação pedagógica: revelar e aprimorar os talentos artísticos de nossa cidade.

De acordo com o gerente de Cultura, Jeferson Miranda, nomes importantes e de referência em suas áreas estarão ministrando minicursos durante a programação. Os resultados poderão ser desfrutados pela população nas “canjas” que serão concedidas aos finais de cada dia de cursos. Nestes momentos professores e alunos demonstrarão os resultados das imersões artísticas em apresentações abertas e gratuitas.“Vamos retomar o investimento em workshops que foi um dos pilares da criação do Festival em 1992”, comenta o secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves.

O time de oficineiros artísticos na área de música compõem os primeiros artistas anunciados para a edição 2015 do Festival de Inverno. Na área de música estão confirmados: Cuca Teixeira (bateria), Michel Leme (guitarra), Silvia Góes (Piano), Thiago do Espírito Santo (contrabaixo) e Vinícius Dorin (saxofone).

O nosso desejo é investir na música artesanal, por isso tomamos o Jazz como o gênero tema de nossos workshops. Nosso desejo é permitir aos músicos jauenses a oportunidade de tocar ao lado das grandes referências nacionais promovendo um intercâmbio de conhecimento que amadurecerá ainda mais os talentos de nossa terra”, diz Jeferson Miranda, também coordenador da curadoria do 24º Festival de Inverno de Jahu.

Inscrições - A partir de terça-feira (9/06) estão abertas as inscrições para os músicos jauenses que desejarem participar dos workshops. A inscrição é gratuita. São 20 vagas para cada instrumento, totalizando 100 vagas na área de música. Destas 60% estão reservadas para artistas jauenses e as demais serão destinadas aos músicos da região. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Cultura, rua Tenente Lopes 350, das 9h às 16h. Informações: (14) 3602-4777.