8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Festival de Inverno de Jahu anuncia workshops de artes plásticas e visuais

 - Dentro da proposta de antecipar algumas atrações, Secretaria de Cultura e Turismo divulga oficineiros e eventos que envolvem o gênero artístico;

 

- Programação completa será divulgada na Entrevista Coletiva do dia 23, às 15h, na própria secretaria

 
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou mais algumas atrações do Festival de Inverno, mantendo a proposta de antecipar eventos previstos para a edição deste ano, a ser realizada entre 1 de julho e 2 de agosto. Foram divulgados os oficineiros e eventos que envolvem o gênero artístico, os workshops de artes plásticas e visuais. A programação completa será divulgada na Entrevista Coletiva marcada para esta terça-feira (23/06), às 15h, na própria secretaria.

Entre os workshops definidos pelo Festival de Inverno estava faltando a divulgação para as áreas de Artes Plásticas e Visuais. O ilustrador, pintor e quadrinista Jorge Otávio Zugliano (Jozz) comandará workshop de Ilustração e Criatividade nos dias 29, 30 e 31 de julho. A oficina será na Secretaria de Cultura e Turismo com início às 14h, com 30 vagas a serem preenchidas.

Na área de fotografia, em parceria com o SENAC, ocorrerá o Workshop Fotografando o Patrimônio, com Daniel Robson Gonçalves. A oficina será no dia 11 de julho e fará parte de um Passeio Turístico organizado pelo Departamento de Turismo. O início está previsto para as 14h com saída do Museu Municipal. O roteiro deve ser divulgado em breve. São 25 vagas disponibilizadas, segundo informações do gerente de Cultura, Jeferson Miranda.

Ele antecipa que no dia 28 de julho a Arte Fotográfica será objeto de discussão na palestra do renovado arquiteto e fotógrafo Cristiano Mascaro. Será no anfiteatro do SENAC e terá entrada franca. Ainda no SENAC, no dia 30 de julho, ocorre uma mesa-redonda para discutir os “100 anos de Villa Nova-Artigas”. Trata-se de uma homenagem da Prefeitura ao arquiteto que completa 100 anos neste mês de junho e que possui importantes obras na cidade, com destaque para a Estação Rodoviária, Balneário Aristides Coló e Escola Túlio Espíndola de Castro.

O Festival de Inverno contará ainda com a ocupação da Galeria de Artes Henrique Pacheco de Almeida Prado com a exposição “Espelho Retrovisor - Reunião de trabalhos do artista Jozz”. O trabalho busca percorrer vários aspectos e períodos do trabalho do artista jauense Jozz, selecionando mais de 50 artes originais e impressas. A exposição será aberta no dia 5 de julho, às 19h30, e permanecerá durante todo o Festival de Inverno. Frequentadores das “canjas de jazz” durante o Jaú Jazz poderão acompanhar a exposição.

O projeto de cenografia desenvolvido pela designer de interiores Iris Pinheiro divide as obras de Jozz em três categorias e ambientes diferentes: Artes Plásticas, reunindo as pinturas sobre telas, pinturas sobre madeiras, e xilogravuras, produzidas de 2011 até o momento. Ilustração, apresentando originais e impressões de trabalhos realizados para livros, revistas, jornais, cartazes e outros, publicados de 2007 até hoje. Histórias em Quadrinhos, trazendo originais e impressos de páginas de histórias em quadrinhos publicados por Jozz em editoras ou de forma independente, também de 2007 até hoje.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo, a partir de segunda-feira (22 de junho), na rua Tenente Lopes 350, das 9h as 16h. As vagas são limitadas.

A edição de 2015 do Festival de Inverno contará com workshops nas áreas de música, artes cênicas, dança e artes plásticas e visuais. Nomes importantes e de referência em suas áreas estarão ministrando minicursos durante a programação e os resultados poderão ser desfrutados pela população nas “canjas” que serão concedidas aos finais de cada dia de cursos, nestes momentos professores e alunos demonstrarão os resultados das imersões artísticas em apresentações abertas e gratuitas.

 


Espetáculos teatrais

Além dos workshops, o Festival de Inverno contará com boas opções de espetáculos. A parceria com o governo do Estado e a Secretaria Estadual da Cultura trará para Jaú, através do Programa ProAC ICMS, a apresentação do espetáculo “Tô Índio no Circo”. Inspirada em O Guarani, de José de Alencar, a montagem é encenada pelas companhias Furunfunfum (teatro) e Circo&Cia (Circo). A história narra a aventura da portuguesa Cecília (Natália Kwast) e de sua melhor amiga, Potira (Renata Maciel). Elas se apaixonam por Peri (Tucci Fattore), um índio que as salvou de uma onça. No entanto, o cruel vilão Loredano (André Martins) também ama Cecília e não vai facilitar para o herói.

Bem afinado, o elenco, completado por Regina Lopes e Marcelo Zurawski (também diretor), proporciona momentos que vão do suspense à comédia. Os músicos Roberto Gastaldi, Renato Primo Comi e Cadu Carvalho tocam trechos da ópera de Carlos Gomes ao vivo. A apresentação será no Teatro Municipal, no dia 15 de julho, às 20h30, com entrada franca.

O caldo cultural da semana se completa com a apresentação dos artistas jauenses nos dias 18 e 19 de julho. No dia 18 de julho subirá ao palco o tradicional Grupo Teatral Epifania com o espetáculo adaptado da obra de Ariano Suassuna “O Santo e a Porca”, uma das grandes comédias do dramaturgo criador do Auto da Compadecida. No dia 19 de julho será a vez de Avner Vitor e Tóta Rozante (Cia de Teatro Exilados) apresentarem o espetáculo de Stand up e comédia “Deu Ruim”. Os dois eventos serão no Teatro Municipal, às 20h30, com entrada franca.

 

Inscrição para Workshops

Início: 22 de junho

Rua Tenente Lopes 350, das 9h as 16h

Vagas são limitadas.


Fotografando o Patrimônio

Com: Daniel Robson Gonçalves

11 de julho, 14h

Local: Saída do Museu Municipal


Ilustração e Criatividade

Com: Jorge Otávio Zugliano (Jozz)

29, 30 e 31 de julho

Local; Secretaria de Cultura e Turismo, 14h

 

LEIA MAIS SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO

 

Prefeitura anuncia Jane Duboc e Jahu Jazz Band para encerrar Festival de Inverno

Prefeitura programa semana do jazz no Festival de Inverno e traz Derico a Jaú

Prefeitura traz André Christovam para o Festival de Inverno em parceria com o SESC

Prefeitura anuncia workshops de teatro e de dança para Festival de Inverno

Festival de Inverno da Prefeitura de Jahu valoriza formação cultural

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas