Prefeitura de Jahu > Exposição Retratos no Retrovisor fica aberta até 31 de julho

Até 31 de julho, o Festival de Inverno conta com a ocupação da Galeria de Artes Henrique Pacheco de Almeida Prado com a exposição “Espelho Retrovisor - Reunião de trabalhos do artista Jozz”. Aberta em 5 de julho e os trabalhos podem ser vistos durante todo o Festival de Inverno, das 9h às 17h. O trabalho busca percorrer vários aspectos e períodos do trabalho do artista jauense Jozz, selecionando mais de 50 artes originais e impressas.

O projeto de cenografia desenvolvido pela designer de interiores Iris Pinheiro divide as obras de Jozz em três categorias e ambientes diferentes: Artes Plásticas, reunindo as pinturas sobre telas, pinturas sobre madeiras, e xilogravuras, produzidas de 2011 até o momento. Ilustração, apresentando originais e impressões de trabalhos realizados para livros, revistas, jornais, cartazes e outros, publicados de 2007 até hoje. Histórias em Quadrinhos, trazendo originais e impressos de páginas de histórias em quadrinhos publicados por Jozz em editoras ou de forma independente, também de 2007 até hoje.

O Artista

Jorge Otávio Zugliani, que assina seus trabalhos como Jozz, é ilustrador, autor de histórias em quadrinhos, designer editorial e professor. Cursou desenho e ilustração na Quanta Academia de Artes em São Paulo, graduou-se em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie e concluiu a pós-graduação em Design Editorial pela Universidade SENAC. Em 2008, ganhou o Troféu HQMIX na categoria Desenhista Revelação. Trabalhou com vários estúdios e editoras, além de publicar os livros O Circo de Lucca (Ed. Devir), Zine Royale (independente), Menthalos (Ed. Annablume), Otelo, Rei Lear e A Luta contra Canudos (Ed. Nemo). Em 2010, viajou meses por países da América do Sul. Esta pesquisa resultou no livro artesanal América Dibujada, uma interpretação visual da obra As veias abertas da América Latina, do escritor uruguaio Eduardo Galeano. Ministrou diversos cursos e oficinas de desenho e quadrinhos para o Sistema Municipal de Bicliotecas de São Paulo e para as Fábricas de Cultura do Estado de São Paulo.
Em 2013, mudou para o interior de São Paulo, onde mantém seu estúdio, ateliê e escola de arte.