8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Curso Plantadores de Floresta capacita terceira turma em Potunduva

 Curso realizado pelo Instituto Pró-Terra tem apoio da Prefeitura de Jahu e da Fundação Banco do Brasil é voltado especialmente a trabalhadores rurais desempregados


Por meio da parceria com a Prefeitura de Jahu e a Fundação Banco do Brasil, o Instituto Pró-Terra realiza neste fim de semana a terceira edição do curso que integra o Projeto Plantadores de Floresta. Algumas vagas estão disponíveis e os interessados devem se inscrever e obter informações na Subprefeitura do Distrito de Potunduva (3629-1030). O curso é gratuito.

Lançado em maio no Salão Nobre, o projeto tem apoio do prefeito Rafael Agostini, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Trabalho e Agricultura e Subprefeitura do Distrito de Potunduva. A primeira turma foi formada no fim de maio e a segunda em junho. Agora, segundo o coordenadores do projeto, Marcos Munhoz, o curso deve capacitar mais cerca de 25 pessoas, praticamente todas moradoras do distrito. A meta é fazer cursos com 20 a 30 pessoas, por isso ainda estão disponíveis algumas vagas. Até o fim do ano ao menos mais duas edições serão realizadas.

O curso será realizado das 8h às 16h30, sendo que no sábado as aulas teóricas serão no salão de festas da Igreja Santa Cruz. A aula prática ocorre no domingo na Lagoa Preta, na região rural do distrito. Marcos Munhoz informa que nas primeiras edições foram plantadas cerca de 100 mudas de árvores. Agora, novo plantio será feito, ao mesmo tempo que os alunos vão acompanhar o desenvolvimento e fazer a manutenção das primeiras mudas.

O curso é de graça e oferece ao todo 100 vagas. O foco são trabalhadores rurais desempregados, especialmente os da lavoura canavieira em face da mecanização da colheita. Nada impede, no entanto, que outras pessoas em situação de vulnerabilidade social participem do curso. Os alunos do curso formam um banco de dados que será repassado a prefeituras, órgãos públicos e proprietários rurais que precisam recuperar e adequar sua propriedade agrícola.

O projeto criado pelo instituto capacita mão-de-obra para fazer reflorestamento, plantio de mata nativa, recuperação matas ciliares e áreas degradadas, restaurar ecossistemas e implementar áreas de preservação ambiental (APP´s). O curso conta com apoio financeiro de R$ 68.480,00 da Fundação Banco do Brasil, além de uma contrapartida do próprio Instituto Pró-Terra.

Vamos capacitar o aluno a ser um plantador de florestas”, ressalta Marcos Munhoz, apontando a importância do projeto para formar profissionais para a área e dar uma nova oportunidade de vida aos desempregados da lavoura.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas