Prefeitura de Jahu > Jovens concertistas mostram o talento de Jaú no Festival de Inverno

Sala 2 do Teatro Municipal recebe nesta quarta-feira (20h30) os solistas João Gustavo Rangel (piano) e Christiane Napoleão (violão)

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, agendou a participação de dois concertistas da cidade para esta quarta-feira (29/07) na Semana Jauense de Música Clássica do Festival de Inverno de Jahu. O Teatro Municipal Elza Muneratto abre suas portas para os jovens talentos da música erudita jauense. A Sala 2 receberá, às 20h30, os solistas João Gustavo Rangel (piano) e Christiane Napoleão (violão).

A semana prossegue quinta com a Orquestra Filarmônica Experimental da Uniara e na sexta-feira com Banda Sinfônica de Indaiatuba. Para sábado, destaque para os tributos a Raul Seixas e Luiz Gonzaga no Distrito de Potunduva, a banda Feeck Fraw no Parque do Rio Jaú (18h), abrindo o show do bluesman J.J. Jackson (20h). Para domingo, no encerramento dos 32 dias de eventos a Jahu Jazz Band se apresenta ao lado da convidada especial Jane Duboc.

O secretário de Cultura e Turismo, Hamilton Chaves, convida a população para os eventos do Festival de Inverno, todos de graça. Sobre o show dos concertistas, ele diz que “foram criados e tiveram sua formação na cidade” e que hoje já estão formados e vão se apresentar na mesma noite. “Na quinta-feira teremos a Orquestra da Uniara num grande espetáculo.” Ele ressalta ainda

O Festival de Inverno está com mais de 30 mil participantes de público e já é considerado o segundo maior festival do Estado de São Paulo, perdendo apenas para o festival de Campos do Jordão. Gostaria que a população viesse ao teatro nesses dias e assistam aos grandes shows dos artistas. É tudo gratuito”, ressalta o secretário.

João Gustavo Rangel

O jovem pianista João Gustavo Rangel desde criança já mostrava interesse e admiração pela música erudita. Aos 8 anos participou do Projeto Guri, onde teve seu primeiro contato com o violino. Dentro do projeto ficou até os 11 anos e foi integrante da Orquestra Jovem. A paixão pelo piano surgiu aos 9 anos de idade, após assistir ao Concerto para Piano e Orquestra Nº 5 Imperador, de Beethoven. Iniciou seus em piano no Conservatório Jauense de Música e ali pode extrair bons conhecimentos com a professora Arlete Cecília Busin Minhoto Teixeira,  e com o maestro e professor Antonio Waldemiro de Oliveira (Mir de Oliveira), bacharel em composição musical pela Unicamp. Seus aprofundamentos técnicos foram relizados no Rio de Janeiro com os técnico-pianísticos: Gláucio Munduruca e com a ilustre pianista Linda Bustani, formada pelo Conservatório de Moscou, na Rússia.

No concerto desta semana o pianista João Gustavo Rangel preparou peças de grandes nomes da música erudita, como Beethoven e Schumann. Seu concerto proporcionará aos amantes da música clássica uma verdadeira viajem aos tons e timbres dos grandes mestres compositores.

Christiane Napoleão

Christiane Napoleão é um dos talentos genuinamente nascidos dos investimentos culturais e das parcerias realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo. Hoje estudante de violão clássico no Conservatório de Tatuí, iniciou seus estudos no Projeto Guri, projeto que fomenta o ensino de música às crianças e adolescentes e que abrange o estado de São Paulo. A continuidade foi dada nas aulas gratuitas, oferecidas pela Secretaria de Cultura e Turismo, ministradas pelo professor de violão Sabatino, na Estação Cultura, chegando a fazer parte da Camerata de Violões de 2014 que se apresentou sob a regência do mesmo. Assim, a menina que se tornou música tem agora um espaço para demonstrar o resultado de seus estudos e dedicação.

No concerto desta semana a violonista, Christiane Napoleão, preparou peças de grandes nomes como Weiss, Villa Lobos, Piazolla, Jacomino e Zequinha de Abreu. Sua intenção é promover uma apresentação que permita um diálogo entre o repertório de mestres internacionais com os grandes nomes da música brasileira.