Prefeitura de Jahu > Orquestra Filarmônica da Uniara se apresenta quinta-feira no Festival de Inverno

30 de julho - Quinta

Teatro Municipal - 20h30

Orquestra Filarmônica Experimental da Uniara

A Semana de Música Clássica do 24º Festival de Inverno de Jahu realiza nesta quinta-feira (30), às 20h30, no Teatro Municipal Elza Muneratto, a apresentação da Orquestra Filarmônica Experimental da Uniara. O concerto faz parte da programação oficial do festival e compõem a seleção de músicas eruditas selecionadas pela curadoria de música.

Visando à composição de um repertório musical adequado à natureza de orquestra filarmônica, ao exercício da condição experimental e à apresentação em eventos locais, regionais e nacionais, a Orquestra Filarmônica Experimental da Uniara é composta por 47 músicos amadores - pessoas da cidade e da Uniara que tocam os seguintes instrumentos: violinos, viola, cellos, contrabaixo, pianos, flautas, clarinete picolo, clarinetes, bombardino, trompetes, trompa, trombone, sax-alto, sax-tenor e percussões. A orquestra, criada em 2003, é regida pelo maestro Rogério Toledo

Além de constituir-se em um dos maiores centros de ensino superior do Estado de São Paulo, o Centro Universitário de Araraquara (Uniara) também é um polo gerador de arte e cultura para a cidade e região. A instituição mantém os seguintes produtos culturais: coral, conjunto instrumental feminino, banda, orquestra filarmônica experimental, violonista clássico e grupo de dança contemporânea. Além disso, possui um Centro de Artes, onde são realizadas exposições e as mais diversas manifestações de arte e cultura. A Uniara acredita que cultura também é conhecimento e, por isso, investe na arte como forma de oferecer aos seus alunos e a toda a população um ensino completo e diferenciado.

Banda Sinfônica de Indaiatuba encerra Semana de Música Clássica

31 de julho - Sexta

Teatro Municipal - 20h30

Banda Sinfônica de Indaiatuba

A Semana de Música Clássica do 24º Festival de Inverno de Jahu se encerra nesta sexta-feira (31/07), às 20h30, no Teatro Municipal Elza Muneratto, com a apresentação da Banda Sinfônica de Indaiatuba. O concerto faz parte da programação oficial do festival e compõe de músicas eruditas selecionadas pela curadoria de música.

A Orquestra de Indaiatuba é formada por músicos da cidade e tem como finalidade principal promover o desenvolvimento musical de Indaiatuba e região. A Orquestra de Indaiatuba surgiu com a finalidade de promover o desenvolvimento musical de Indaiatuba e região através de apresentações de alto nível que estimulem e enriqueçam a vida musical de nossa comunidade.

O grupo foi criado no início de 2003 por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba, chamando-se nesta ocasião Orquestra Jovem de Indaiatuba. No início de 2008, em função do grande desenvolvimento musical de seus integrantes, o grupo passa a denominar-se Orquestra de Indaiatuba. Com uma programação que inclui concertos comentados e apresentações didáticas a Orquestra de Indaiatuba vem promovendo um intenso trabalho de divulgação e popularização da música clássica, tornando-a acessível a uma grande parte da população.

A Orquestra atualmente é formada por 17 instrumentistas que são dirigidos pelo regente Paulo de Paula. Além da programação regular em Indaiatuba, o grupo tem se apresentado em Vinhedo, Serra Negra, Jaguariúna, Salto, Monte Verde, realizando em 2011 uma turnê pelo Estado de São Paulo onde se apresentou em Piracicaba, Pindamonhangaba, Itapira e São Paulo. Agora chega a Jaú para apresentar seu trabalho.