8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura reforça legislação sobre corte de árvores em curso de podadores

 

 

Curso de podadores realizado pela Secretaria de Meio Ambiente conta com 40 pessoas, orienta sobre arborização urbana e expõe pontos sobre leis que disciplinam poda, corte e recolha de galhos


A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, aproveitou a realização do Curso de Podadores para reforçar a legislação municipal sobre poda, corte e recolha de galhos. O curso foi realizado no sábado (26/09) e teve 40 participantes. Além de receberem noções sobre arborização urbana, poda, corte e plantio de árvores, os alunos conheceram as leis municipais que disciplinam esse tipo de atividade. O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Abussamra, pede à população que procure podadores credenciados para quando precisar do serviço.

 

Realizamos mais um curso de podadores. Esse curso é importantes porque faz a capacitação e o treinamento técnico de jardineiros e autônomos que trabalham na poda de árvores em calçadas. O profissional fica habilitado e com capacidade técnica”, disse o secretário, lembrando que o curso é anual e que a demanda para a etapa recém-encerrada foi além do número de vagas – está em estudo novo curso para o início de 2016.

 

O curso vem ao encontro da legislação ambiental que o Município tem. Muitas veze o dono da casa pede um tipo de poda ilegal, que pode lhe trazer multa. É importante o podador ter ciência do que pode ou não. Ele deve comunicar a Secretaria de Meio Ambiente se o morador quiser algo diferenciado. A poda não precisa de autorização, mas o corte sim. Mas vale ressaltar que não é permitida a poda drástica e a poda que mutila as´ árvores.”

 

De acordo com Eduardo Abussamra, o curso contribui para manter a arborização urbana “bonita e sadia e evitar que ocorram erros por conta de podadores mal informados ou sem curso”. Foram abordados todos os aspectos, desde o urbanístico até o tipo de árvore adequada para cada lugar. Ele ressalta que um assunto que rendeu no curso foi a legislação. “Pela lei, acima de um metro cúbico de galhos o dono de casa precisa chamar um caminhão ou caçamba. A Prefeitura só recolhe até um metro cúbico”, comenta, citando a lei n. 4802/2013. A lei 3830/1997 também foi detalhada para explicar sobre as regras da poda correta.

Para informar a necessidade de coleta de galhos (até 1 metro) o morador pode acionar a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3621-6989. O morador também pode procurar a secretaria caso precise de uma lista de podadores habilitados e com carteirinha – quem faz o curso recebe o documento e fica apto a trabalhar no município nesse tipo de serviço.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas