8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Parque Literário e espetáculo Agreste abrem o Festival Hilda Hilst

Atrações no Parque do Rio Jaú começam às 14h de domingo com feira de troca de livros, cordel de poesias, circo, artesanato e música popular; à noite tem teatro no Centro de Artes do Jardim Emília

 

 

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, celebra a partir deste domingo (18/10) a escritora jauense Hilda Hilst com o Festival Literário que a homenageia. Atrações em dois locais dão início ao Festival Literário Hilda Hilst, cuja programação se estende ao longo das próximas duas semanas, culminando com a premiação do Concurso Literário no dia 31 de outubro. Neste domingo tem atrações no Parque do Rio Jaú a partir das 14h com feira de troca de livros, cordel de poesias, circo, artesanato e música popular brasileira; à noite tem teatro no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Jardim Emília.

Gerente da Secretaria de Cultura, Jeferson Miranda, ressalta que todas as atrações são gratuitas e convida a população a participar. “A partir das 14h, no Parque do Rio Jaú, vamos ter o Parque Literário, com várias atrações na área de literatura, como feira de troca de livros e cordel de poesias. Vamos ter circo, artesanato e múisca popular brasileira. Essa programação abre o nosso festival e faz parte também do Festival 6 Continentes, um festival internacional que reúne países de língua portuguesa”.

Ele fala ainda sobre o novo equipamento público a ser disponibilizado pela Prefeitura de Jahu à população e da primeira intervenção artística no local. “Ainda no domingo teremos um evento-teste no cineteatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no Jardim Dona Emília: o espetáculo Agreste, pelo Grupo Teatral Epifania.. O espetáculo é feito por dois contadores de história que vão narrar toda a mitologia que envolve o cordel nordestino. De forma bastante poética conseguem dramatizar várias situações muito importantes. Vai ser apresentado gratuitamente e faz parte do projeto de Mobilização Social no CEU. Convido a população para assistir ao espetáculo e conhecer o equipamento que vai ser inaugurado em novembro.”

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), a praça de esportes e cultura, fica na rua Braz Castro Marques no Jardim Dona Emília – entre os bairros São Crispim e Olímpia

Agreste - Resultado das oficinas do grupo Epifania com orientação de Murilo de Andrade do Projeto Ademar Guerra, o espetáculo conta com as atrizes Deborah Sales e Jeniffer Lopes e a trilha sonora de Giovani Hakime e Rogério Borim. Escrita por Newton Moreno, e baseada em reportagem verídica, Agreste é um drama de amor e pobreza no interior nordestino, narrado por dois contadores de história. É um vigoroso manifesto poético, uma fábula que trata ao mesmo tempo sobre intolerância, preconceito e amor incondicional.

“Desejar ser”, “ilusão”, “amar a gente” são alguns dos temas abordados na peça. Aborda também temas intensos que por séculos fazem parte do cotidiano como: amor incondicional, homoerotismo, preconceito social e ignorância. Podemos dizer que, sobretudo, o enredo da peça gira em torno da complexidade das relações humanas.

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas. A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo assim a produção cultural destas cidades.


 

Festival Literário Hilda Hilst - Programação


 

15 a 27 de outubro

Concurso Literário

Período de inscrições do Concurso Literário

Secretaria de Cultura e Turismo de Jahu

Informações: (14) 3602-4777


 

18 de outubro - Domingo

Parque do Rio Jaú - 16h às 19h

Parque Literário

Festival 6 Continentes (14h às 19h)

(artesanato, literatura, circo, música, feira de troca de livros, cordel de poesias)

Parque do Rio Jaú - 14h

Circuito Cultural Paulista (14h)

Mini Circo da Cia Tápias Voadores

CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) - 20h30

Local: Jardim Dona Emília

Espetáculo Agreste (Epifania)


 

19 de outubro – Segunda-feira

 

AERO – 20h

Abertura da Feira do Livro

(sarau/talk Show com Antônio Fais e participação de Laerte Mazziero)


20 de outubro – Terça-feira

 

AERO – 10h às 21h

Feira do Livro

Intervenções Teatrais e Contação de História

 

21 de outubro – Quarta-feira

AERO – 10h às 21h

Feira do Livro

Intervenções Teatrais e Contação de História

 

22 de outubro - Quinta-feira

AERO – 10h às 21h

Feira do Livro

Intervenções Teatrais e Contação de História


23 de outubro - Sexta-feira

AERO – 10h às 21h

Feira do Livro

Intervenções Teatrais e Contação de História


 

24 de outubro – Sábado

 

 

Jahu Clube do Centro – 20h30

 

 

Café Literário com Plínio Camillo

 

Lançamento do livro Outras Vozes (11 Editora)

 

25 de outubro - Domingo

CEU – 16h às 19h

MOBILIZAÇÃO SOCIAL

(Música/ Artesanato/ Feira de Troca de Livros/ Cordel de Poesia)

 

28 de outubro – Quarta-Feira

Museu Municipal – 20h

Café Literário com Afonso Caramano

 

29 de outubro – Quinta-feira

Museu Municipal – 20h

Workshop com Tatiana Ortigoza: Como Fazer Seu Livro


30 de outubro – Sexta-feira

Museu Municipal – 19h30

Reunião Ordinária da Academia Jahuense de Letras

Participação de Tamires Frasson: Sobre Hilda Hilst


Museu Municipal – 20h30

Espetáculo: "Um Olhar de lua Atravessado de Nuvens”

Inspirado na obra de Hilda Hilst


31 de outubro – Sábado

Parque do Rio Jaú – 17h

 

Batalha de Mc´s

 

Cinema Municipal – 20h30

Encerramento do Festival Literário

Premiação do Concurso Literário 2015

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas