Prefeitura de Jahu > Prefeitura recebe Comitê Organizador para discutir passagem da Tocha Olímpica por Jaú

Reunião entre integrantes da Secretaria de Esportes e dos responsáveis pelo Revezamento da Tocha Olímpica será às 14h de segunda-feira (18/01) no Espaço Pedagógico

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Esportes, tem reunião agendada para esta segunda-feira (18/01) com integrantes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O encontro, às 14h, no Espaço Pedagógico, será para discutir a logística e os destalhes do Revezamento da Tocha Olímpica que passará pela cidade no dia 18 de julho de 2016, a 19 dias da abertura da competição a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro.

O secretário de Esportes de Jaú, Celso Antonio Vequi Júnior, explica que nessa reunião participam os representantes do Município e do Comitê Organizador para afinar os detalhes da passagem da tocha pela cidade, como local de chegada, concentração e percurso a ser realizado. Estarão na cidade os responsáveis pelo evento da tocha do Comitê, Emiliano Xavier e Miriam Campos. Dois ex-atletas olímpicos foram indicados pelo Município para serem os condutores oficiais do símbolo: Claudio Roberto Sousa e Renata de Oliveira Burgos.

Celso Vequi lembra que outros jauenses poderão conduzir a tocha, uma vez que o Rio 2016 e patrocinadores do evento fizeram cadastro e campanha para selecionar pessoas. Ele diz que os indicados oficiais pelo Município deverão conduzir a tocha por cerca de 200 metros cada um. Jaú pleiteou receber a Tocha Olímpica e entrou na lista das cerca de 300 cidades do País que vão ter a honra de viver um momento único na história, a passagem do fogo olímpico.

A Tocha Olímpica vai viajar por todo o Brasil. Serão cerca de 90 dias de revezamento passando por mais de 300 cidades. O revezamento começará em Olímpia, na Grécia, 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Da Grécia, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos, que serão realizados de 5 a 21 de agosto de 2016.

A nadadora Renata Burgos é jauense e começou a nadar nas escolinhas esportivas da Prefeitura. Fez carreira internacional, que teve o ápice na Olimpíada de Atenas/Grécia em 2004, quando disputou o revezamento 4 x 100 livre pela equipe brasileira. Recentemente ela foi homenageada em sessão na Câmara Municipal.

O velocista Claudinho Sousa é medalhista olímpico em Sidney/Austrália no ano 2000, integrando o revezamento de 4 x 100 metros. Claudinho mora em Jaú e coordena o projeto Cidadão Olímpico – Correndo na Frente, criado em 2013 com apoio da Prefeitura de Jahu e patrocínio da Caixa.