8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura recebe orientações sobre Revezamento da Tocha Olímpica

 

 Renata, Celso e Claudinho

 Emiliano, gerente regional Revezamento Rio 2016

Responsáveis pela organização do evento vistam Jaú e falam sobre chegada da chama olímpica à cidade, analisam percurso e orientam sobre recepção aos condutores e sobre evento que será o ponto de partida do revezamento

 


 

A Prefeitura de Jahu, representada por integrantes da Secretaria de Esportes, de Mobilidade Urbana, de Saúde e de Esportes, participou nesta segunda-feira (18/01) com a gerência regional do comitê organizador do Revezamento da Tocha Olímpica. O encontro ocorreu no Espaço Pedagógico e serviu para definir detalhes da passagem do fogo olímpico pela cidade em 18 de julho de 2016, incluindo percurso da chegada à cidade, evento para recepcionar a tocha e o trajeto que ela vai percorrer.

 

 

 

O secretário de Esportes de Jaú, Celso Antonio Vequi Júnior, disse que a reunião desta segunda-feira contou com o gerente regional SP/PR/SC/RS do Revezamento da Tocha Olímpica, Emiliano Xavier. Segundo ele, foi apresentado o projeto da passagem pela cidade e o que será preciso ser feito para organizar o trânsito para o percurso dos atletas e do comboio que acompanha o evento.

 

 

Horário da passagem da tocha pela cidade, trajeto e o que vai ser feito no evento de recepção e saída da tocha serão anunciados em breve. Os nomes de todos os 12 condutores da tocha em Jaú serão anunciados em fevereiro. Em abril, eles vão conhecer o trajeto e o ponto exato que vão percorrer com símbolo máximo dos Jogos Olímpicos. O evento a ser realizado na Praça da Matriz, onde ocorre o ponto inicial do revezamento, está sendo elaborado.

 

 

Também participaram da reunião representantes da Polícia Militar e do Tiro de Guerra, além dos dois ex-atletas da cidade indicados para serem os condutores da tocha oficiais do Município, Claudio Roberto Sousa e Renata de Oliveira Burgos Ferrucci. Os dois estão empolgados por participar da festa olímpica como representantes de Jaú.

 

Claudinho foi medalhista olímpico em 2000, integrando a equipe nacional de revezamento 4x100m, nos Jogos Olímpicos de Sydney – Austrália. Quando encerrou a carreira escolheu Jaú para morar e hoje mantém projeto esportivo de atletismo em parceria com a Prefeitura de Jahu e a Caixa. Renata nada por Jaú desde os 7 anos de idade e chegou à seleção nacional, onde disputou inúmeras competições internacionais. O auge foi em 2014, quando foi aos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia e, ao lado de outras três nadadoras, bateu o recorde sul-americano no revezamento 4x100 nado livre.


A Tocha Olímpica

 

 

A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. A chama é conduzida através das Tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.

 

 

Como um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil

 

 

O Céu

 

 

O ponto mais alto da Tocha Olímpica é representado pelo Sol, que assim como o brasileiro, brilha e ilumina por onde passa. Sua cor remete ao ouro, que representa a conquista máxima dos Jogos.

 

 

As Montanhas

 

 

A beleza natural do Rio, expressa nas curvas verdes de seus morros e vales

 

 

O Mar

 

 

Ondulações azuis, orgânicas e fluidas representam o mar, tão presente nas paisagens do Brasil e do Rio.

 

 

O chão

 

 

Nossa terra, que faz parte da nossa história. Representada pelo calçadão de Copacabana, o pedacinho de chão mais famoso do Brasil.

 


 

Perfil de Renata Burgos

 

 

Ela deu as primeiras braçadas aos 7 anos de idade, competindo pela equipe Prefeitura/XV de Jaú. Nadou sobe orientação do técnico Rinaldo Luchesi, o Bill, e levantou muitos troféus, quebrou recordes e se transformou na principal nadadora de Jaú em todos os tempos. Renata é formada em publicidade e propaganda e em administração de empresas. Recentemente concluiu a pós-graduação em gestão de pessoas.

 

 

As primeiras conquistas na natação incluem seis campeonatos paulistas consecutivos, entre 1992 e 1996. Em 2002 participou com a seleção brasileira da etapa nacional da Copa do Mundo. Conquistou duas medalhas de bronze, nos 50 e 100 metros nado livre. Em 2003 foi convocada para o Mundial Universitário na Coréia do Sul, onde ficou na décima quinta colocação, a três centésimos do índice para o Pan-Americano de Santo Domingo.

 

 

No ano seguinte viria a consagração. Renata integrou a seleção brasileira que foi aos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia. Ao lado de outras três nadadoras, bateu o recorde sul-americano no revezamento 4x100 nado livre. Em 2005 representou o Brasil nos Jogos de Bogotá, na Colômbia. Foi campeã em três categorias diferentes. Um ano depois representou o país no Pan Pacific no Canadá.

 

 

A trajetória vitoriosa da atleta ainda reservaria momentos especiais. Em 2010, Renata estabeleceu suas melhores marcas individuais. nos 50 e 100 metros nado livre, e 50 metros borboleta. Ela tem no currículo seis títulos dos Jogos Regionais, foi bicampeã nos Jogos Abertos do Interior, oito vezes campeã paulista; tem três títulos da Copa Mercosul, sete participações em campeonatos brasileiros; foi finalista em 14 edições do brasileiro absoluto, participou de mundiais, copas do mundo e quebrou recorde em uma Olimpíada. Atualmente, aos 33 anos, Renata ainda treina em Jaú e defende a cidade em competições.

 

 

 

Perfil de Claudio Roberto Sousa

 

 

Cláudio Roberto Sousa, o Claudinho, ganhou vários títulos em competições como o Campeonato Brasileiro de Menores, Campeonato Brasileiro Juvenil 100m e Campeonato Norte-Nordeste 100m, em que é recordista. Em 2000, já em outro patamar, Cláudio integrou a equipe nacional de revezamento 4x100m, nos Jogos Olímpicos de Sydney – Austrália. Ele disputou a semifinal e ajudou na classificação do quarteto, que ficou a medalha de prata. Em 2001, foi titular e finalista no 4x100m, no Mundial de Edmonton – Canadá. Em 2003, em Paris, na França, finalizou a corrida da equipe, que conquistou o vice-campeonato mundial da prova.

 

 

Nascido em 14 de outubro de 1973, Cláudio Roberto é um dos 10 melhores atletas do Ranking Brasileiro nas provas de sua especialidade: nos 100m, tem 10.19, tempo alcançado em 2002, em São Paulo; e nos 200m, tem 20.24, marca feita em 2003, em Cochabamba, na Bolívia. Nos principais momentos de sua carreira, Cláudio teve como técnico e grande incentivador o ex-atleta paulista Katsuhiko Nakaya.

 

 

 

Depois de várias conquistas no atletismo e de dar muitas alegrias ao torcedor brasileiro, Cláudio Roberto encerrou sua carreira em 2009. A partir de então, passou a se dedicar exclusivamente a um projeto na cidade de Jaú, onde escolheu para morar. Com o objetivo de fazer a iniciação esportiva no atletismo e, consequentemente, apontar novos talentos, o projeto envolve atualmente mais de 100 crianças no projeto Cidadão Olímpico. Ele é também um dos nossos “Heróis do Atletismo”.

 

 

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas