Prefeitura de Jahu > Alunos da escolinha de judô participam de clínica com judoca olímpico

Cerca de 180 alunos das escolinhas esportivas da Prefeitura de Jahu que funcionam nos projetos sociais participaram nesta quarta-feira (17/02) da clínica realizada pelo judoca olímpico Leandro Cunha. O atleta veio a Jaú por meio do Projeto SESC Verão, de Araraquara, e foi recebido no Centro Promocional São José (Colméia), no Jardim Pedro Ometto.

Além de alunos também estiveram presentes técnicos da modalidade e atletas da equipe oficial de Jaú e o secretário de Esportes de Jaú, Celso Antonio Vequi Júnior. Com 34 anos, Leandro Cunha já foi vice-campeão mundial duas vezes – ele trocou a categoria meio-leve (atá 66 kg) e migrou para a leve (até 73kg) em busca da vaga olímpica. Ele ainda almeja estar na equipe do Brasil na Rio 2016. Ele é atual campeão dos Jogos Pan-Americanos.

No contato com as crianças, ele falou do início da carreira e disse que sentia “voltando à infância” ao ver tantos jovens praticantes de judô. Comentou quando começou a se destacar no esporte, do treino com equipe de alto rendimento e das primeiras competições internacionais, tudo antes de completar 18 anos de idade.

Em 2000 chegou a disputar sua primeira seletiva olímpica, mas não passou. Lembrou que aos 19 anos estava na seleção brasileira principal de judô. Em 2004 de novo não conseguiu vaga como titular olímpico, mas conseguiu ir a Atenas/Grécia como atleta reserva. Leandro falou das dificuldades, “por isso é preciso perseverança” e finalizou com um conselho aos jovens atletas: “na derrota a gente ganha forças”.

O judoca também comentou sobre a Olimpíada Rio 2016 e disse que o Brasil tem potencial para ganhar várias medalhas. “O Brasil está entre os cinco melhores países do mundo”. Depois, ele fez demonstrações de golpes de judô, ensinando técnicas à garotada. Por fim, convidou os professores e os alunos para praticarem os gols todos juntos. No fim, ele ajudou a fazer a entrega de faixas e medalhas a todos os participantes da clínica, as 180 crianças dos projetos Cores da Vida, Pastoral do Menor e Colméia.

Diretor responsável pelas escolinhas da Prefeitura de Jahu, Wilson Fernando Rizatto, o Chiva, fez a intermediação com o SESC para trazer o judoca a Jaú. Agora, segundo ele, outros expoentes do esporte deverão vir a Jaú nas modalidades caratê e tae kwo do. Segundo Chiva, as crianças se motivam com a presença de um ídolo olímpico, especialmente num ano em que o Brasil sedia os Jogos Olímpicos.