Prefeitura de Jahu > Prefeitura faz plantio de mudas em área do Maria Luiza no Dia da Água

Caio Gabriel Alves desceu da cadeira de rodas para ajudar a plantar muda de ingá, auxiliado por amigos e por Thiago Barrientos

Alunos da Escola Municipal Antonio Waldomiro de Oliveira participam da ação ambiental que faz parte do projeto Bosques Urbanos; plantio inclui árvores frutíferas e nativas

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início nesta terça-feira (22/03) ao plantio de 2 mil mudas de árvores frutíferas, nativas e outras espécies em área verde paralela à Avenida Fernando de Lúcio, no Jardim Maria Luiza. A ação comemora o Dia Mundial da Água e faz parte do projeto Pulmões da Cidade - Bosques Urbanos, que consiste em fazer o plantio de árvores de grande porte em áreas da cidade sem arborização. O projeto também tem como objetivo estimular a educação ambiental das crianças, uma vez que alunos são chamados para acompanhar o plantio.

O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Abussamra, explica que o plantio nessa área começou pela manhã com a própria equipe e, depois, contou com os alunos da Escola Municipal Antonio Waldomiro de Oliveira, do Jardim Maria Luiza 4. O plantio vai continuar até toda a área ser arborizada. O Bosques Urbanos tem como meta plantar 20 mil árvores na cidade em áreas verdes.

O fiscal de controle ambiental Thiago Segolin Barrientos acompanhou o plantio, ao lado de outras integrantes da Secretaria de Meio Ambiente. Ele disse que foram plantadas cerca de 15 espécies, como pau-brasil, pitanga, flamboyant, manga, abacate, angico, ipê branco, ingá e araçá. “Vários vizinhos nos procuraram e pediram para que plantássemos árvores na área próxima das residências e dos locais de trabalho. Essa área é grande com muitas indústrias por perto e pouca sombra”, comentou.

A área verde do bairro tem algumas espécies plantadas em ações anteriores e também por próprios moradores. O objetivo, agora, é criar um bosque diversificado para que atraiam pássaros para que eles próprios ajudem a espalhar sementes e ampliar a flora local.

O projeto Bosques Urbanos começou em área no Jardim João Ballan, avançou para área do Jardim das Paineiras, perto do viaduto, e para o Jardim Continental, em área perto dos bombeiros (Avenida Décio Pacheco). Em todas elas, segundo o fiscal de controle ambiental, as mudas pegaram e já cresceram. “O quarto bosque é aqui no Maria Luiza e esperamos que seja um sucesso também”, falou Thiago Barrientos. Outras áreas da cidade também serão contempladas com o projeto.

De acordo com Eduardo Abussamra, Jaú tem vários segmentos de áreas verdes. Num bosque, diz, é possível ter árvores de grande porte, que não precisam de poda, que não prejudicam a iluminação, com trilhas. É um lugar bem fechado, diferente de praças, jardins e parques. Uma praça, segundo ele, tem poucas árvores e é basicamente ornamental. Jardins costumam ter mais árvores, mas ainda preza o paisagismo, a iluminação e os bancos. Os parques, por sua vez, são locais mais abertos, sem calçamento e grande área verde, como o Parque do Rio Jaú.