8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura e Comtur promovem no dia 24 de outubro nova etapa do Fórum de Turismo

  Luana Reis no Fórum em agosto/2016


Encontro seria no dia 17, mas foi adiado para aumentar a representatividade dos setores envolvidos com o segmento na cidade e na região; Fórum será das 19h às 21h no auditório do Sincomércio

 

 
A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Senac, Fatec e Sincomércio, realiza no dia 24 de outubro, das 19h às 21h, nova etapa do Fórum de Turismo de Jahu. O encontro será no auditório do Sincomércio, mesmo local onde foi realizada o primeiro Fórum no dia 16 de agosto e que contou com dezenas de participantes.

O convite elaborado pelo Comtur informa que o objetivo é “construir a visão do turismo, apresentar o diagnóstico da situação atual e elaborar propostas para o desenvolvimento turístico de Jahu”. Inicialmente, o Fórum seria realizado no dia 17 de outubro, mas os integrantes decidiram adiar uma semana para ampliar o número de convidados, estendendo o chamamento para todos os proprietários e gerentes de restaurantes, lanchonetes, casas de show, hotéis, locadoras de veículos e estabelecimentos ligados ao turismo.

A chefe de Turismo da Secretaria de Cultura, Luana Reis, fala sobre como será esse segundo encontro das pessoas, empresas e associações envolvidas na criação do Plano Diretor de Turismo. “Para abrir o Fórum será feita uma breve introdução do que é turismo. Seguindo assim, será apresentado o diagnóstico. Na sequência será encaminhada uma questão aos presentes sobre qual a visão de futuro do turismo deles e quais propostas os mesmos têm diante dessa visão.”

 

 

 

Potencial turístico - Luana Reis lembra que no Fórum realizado em agosto contou com a presença de empresários, comerciantes, turismólogos, gestores públicos, sindicatos e secretários de Turismo dos municípios da região. O Fórum foi realizado no Sincomércio que faz parte do Comtur de Jahu e cedeu o espaço para o evento. “O objetivo foi reunir o trade turístico local com o intuito de mostrar o trabalho que está sendo feito no Município pelo Departamento de Turismo e pelo Conselho Municipal de Turismo, que foi reativado desde março deste ano e se mantém em atividades constantes pelos empresários locais”.

 

 

Dentro os temas abordados no Fórum, segundo Luana, está o potencial de atrativos locais e os equipamentos e serviços disponíveis para o turista que vem a Jahu. “O objetivo é a participação da sociedade que é de suma importância para a compreensão desse fator econômico local que vem se desenvolvendo de forma rápida e gradativa.”

 

A chefe do Turismo na Secretaria de Cultura disse que o resultado do Fórum foi “mais do que satisfatório, pois foi possível articular poder público, iniciativa privada e comunidade, promovendo o fortalecimento do grupo de prestadores de serviços direto e indireto”. Segundo ela, o ponto chave do Fórum foi a questão do MIT (município de interesse turístico) para Jahu. Qual a documentação necessária e a importância do Plano Diretor de Turismo fizeram parte dos debates. Caso Jahu seja classificado com MIT terá verba anual do governo para aplicar em turismo.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas