8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Meninos também serão vacinados contra HPV

 Desde 03 janeiro, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra o HPV para meninos de 12 a 13 anos no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de reduzir a propagação do vírus no país e para proteger as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Conforme a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, Ingrid Matos de Lima Moreira, a vacina já era distribuída desde 2014, mas para as meninas. “ A vacina disponibilizada para os meninos na faixa etária de 12 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, será a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas e continua sendo aplicada nesse público alvo. Temos estoque suficiente para vacinar essa população. Solicitamos que os pais e/ou responsáveis compareçam às unidades básicas de saúde mais próximas de sua residência com seu filho, munido da carteira de vacinação (se houver), para receber a dose da vacina contra o HPV e atualizar outras vacinas faltantes. A procura ainda é baixa”, reforça.

O esquema vacinal para os meninos contra HPV será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. A vacina é totalmente segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina oferece proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

Além da vacina contra o HPV para meninos, houve ampliação da vacina contra meningite C para os adolescentes, de ambos os sexos, com o objetivo de reforçar a eficácia da vacina meningocócica C, uma vez que, com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção após a imunização, que acontece na infância. “Atualmente, essa vacina é ofertada no SUS para crianças, aos três, cinco e 12 meses. A expansão da vacina meningocócica C para meninos e meninas de 12 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, é aplicada em dose única. É uma vacina importante, pois nessa faixa etária há grande incidência da meningite C”, informa Ingrid.

Conforme o Ministério da Saúde, além de proporcionar proteção aos adolescentes, a ampliação irá proteger indiretamente pessoas não vacinadas em decorrência da diminuição da circulação do vírus.

A meningite, processo inflamatório das meninges - membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal - é uma doença considerada endêmica no Brasil. Em 2015, segundo o Ministério, foram registrados 15,6 mil casos de diferentes tipos em todo o país.

A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, e representa cerca de 60% a 70% dos casos de meningite. A doença é considerada grave e de rápida evolução. A vacina é a principal forma de proteção.

Serviço

Vacina contra o HPV para meninos de 12 a 13 anos

Vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos

Disponível em todas as unidades básicas de saúde com sala de vacina funcionante (As unidades do Jardim São José, Pires I e Maria Luiza IV não estão com sala de vacina funcionante)

Horário: das 7h às 17h

Os pais e/ou responsáveis devem comparecer às unidades básicas de saúde mais próximas de sua residência com seu filho ou filha, munido da carteira de vacinação (se houver)

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas