8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse



Defesa Civil

A Defesa Civil do Município de Jahu/SP teve sua origem após a necessidade de suporte perante aos eventos de chuvas intensas que ocasionavam o transbordamento do Rio Jaú e de eventuais episódios naturais, evidenciando a carência de rápida coordenação entre órgãos públicos e de integração com a comunidade.

O município percebeu a necessidade da criação de um órgão que, ao mesmo tempo, pudesse prevenir a ocorrência desses eventos ou, na impossibilidade da prevenção, pudesse minimizar seus efeitos. Surgiu, assim, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Jahu/SP – COMPDECJ.

Criada pela Lei Municipal nº 4.078, de 03 de abril de 2007, a até então COMDEC, objetiva a efetivação de todas as ações de Defesa Civil em períodos de normalidade e/ou anormalidade, em atividades preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar o minimizar os efeitos de calamidades e os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Atualmente a COMPDECJ está subordinada a Defesa Civil de São Paulo – Casa Militar e integra as dependências administrativas da Secretaria de Gabinete do Prefeito, sendo considerada um departamento administrativo e operacional fundamentado no suporte civil a modo de desenvolver as cinco fases de ações principais:

1. Prevenção: medidas adotadas visando evitar a ocorrência de desastres;

2. Preparação: capacitação e treinamento dos agentes públicos e da população para atuar frente a eventos inevitáveis;

3. Mitigação: busca constante pela minimização de riscos e desastres em todas as demais fases;

4. Resposta: dividida em socorro, quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida por desastres, e assistência, quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica e psicológica às vítimas e desabrigados;

5. Recuperação: quando investimentos são feitos objetivando o retorno, no mais curto espaço de tempo possível, das condições de vida comunitária existentes antes do evento e, simultaneamente, prevenindo-se ou procurando minimizar as consequências de futuros desastres.

Em 14 anos de existência, a COMPDECJ evoluiu através de experiência adquirida em eventos adversos ocorrentes no município, coordenando ações estratégicas e fornecendo suporte aos munícipes em momentos de fragilidade, englobando atividades de sinistros climáticos, apoio social, fiscalização ao cumprimento das leis municipais, combate a pandemia da COVID-19, e atuação intersetorial.

Mantendo a trajetória ascendente, a exposição do Plano de Contingência da Defesa Civil 2021, tem por objetivo estabelecer as diretrizes necessárias para direcionamento de amparo corerente, conceitual, empírico, operante e logístico, a serem realizados de forma rápida em situações emergenciais, atuando em conjunto com órgãos públicos, regionais, locais e colaboradores. Desssa forma, busca-se atuar de modo eficaz, minimizando as consequências de danos sociais, aos patrimônios e amo meio ambiente do Município de Jahu.

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Jahu/SP - COMPDECJ

14.9.9855.3149 (Plantão 24H)

CLIQUE ABAIXO PARA BAIXAR OS ARQUIVOS

Plano de Contingência de Combate a Incêndio - 2022

Plano de Contingência 2024