8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > SECRETARIA DE PROTEÇÃO ANIMAL: BALANÇO DE AGOSTO E SETEMBRO

 

Em comemoração do Dia Mundial dos Animais, comemorado nesta segunda-feira (4), a Secretaria de Proteção e Direitos dos Animais divulga balanço de ações desempenhadas nos meses de agosto e setembro. No período foram realizadas 1162 intervenções.

No período a pasta verificou 139 denúncias, na maior parte queixas de maus-tratos a animais, desde violência física à privação de água e alimento. Há situações também de animais presos, com mobilidade restrita ou impossibilitada. Algumas vezes é necessário, inclusive, apoio das Polícias Civil e Militar para averiguação.

Foram 45 resgates, que ocorrem em casos de animais de rua doentes ou feridos sem tutores, ou em situação de maus-tratos. Outra circunstância envolve animais comunitários (aqueles que vivem nas ruas e que, mesmo não tendo tutor, recebem alimento e abrigo de uma ou várias pessoas). No entanto, quando eles adoecem a secretaria deve intervir, conforme prevê a Lei Estadual Nº 12.916 de 16 de Abril de 2008.

Assistência médica in loco foi prestada a 19 animais comunitários. Nos casos mais simples o procedimento é feito no próprio bairro onde ele vive; quadros mais complexos são levados ao Canil Municipal para tratamento. O procedimento médico-veterinário e remédios ficam por conta da Prefeitura, em cumprimento à Lei Estadual Nº 12.916 de 16 de Abril de 2008, segundo a qual o município é responsável por esses animais.

Dos animais abrigados no Canil Municipal 36 foram adotados.

Na Clínica Veterinária Municipal foram registrados 717 atendimentos (consultas, urgências e emergências). O balanço também aponta realização de 206 castrações no local. De acordo com a Secretária Aline Chaves Machado Raimundo o número de cirurgias poderia ser maior. “Infelizmente, mesmo após confirmarmos, 120 tutores não levaram seus animais para castrar”, ela informa. “É uma pena porque poderíamos ter castrado mais, diminuindo o tempo de espera pelo procedimento, além do que essas vagas poderiam ser preenchidas por outros animais”, lamenta a Secretária.

Tags

COMPARTILHAR