8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > PROGRAMAÇÃO DE FIM DE ANO TEM NATAL, REVEILLON E FESTIVAL CAIPIRA

 

A Secretaria de Cultura e Turismo divulga calendário com programação para as tradicionais festas de fim de ano.

Incluso na programação de 2021 está o Festival Caipira do Pouso Alegre de Baixo. O mote da Festa Natalina é a esperança, traduzida pela temática “O Tsuru e o Dia da Paz”. E para a virada do ano, grupos musicais dão o tom da festa no Parque do Rio Jahu.

Sobre a temática natalina “O Tsuru e o Dia da Paz”

O que é tsuru?
Ave considerada sagrada do Japão, o tsuru é símbolo de saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna.

Inicialmente o origami do tsuru tinha apenas função decorativa, era muito utilizado para enfeitar quarto de crianças. Mais tarde o tsuru foi associado às orações, sendo oferecidos nos templos acompanhados de pedidos de proteção. Atualmente é usado como enfeite nas festas de ano novo, batizado e casamento entre outras comemorações.

 O que diz a lenda

O tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais que impediam o envelhecimento.

Se a pessoa fizer mil tsurus usando a técnica do origami - arte secular da dobradura de papel que teve origem no Japão - com o pensamento voltado para um desejo, este vai concretizar-se.

Relação entre tsuru e o Dia da Paz

A ideia de que são concretizados os desejos de quem confecciona mil tsurus de origami focado em seu anseio se popularizou através da história de Sadako Sasaki , menina que aos 2 anos de idade foi exposta à radiação da bomba atômica que dizimou a cidade de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial em 1945.

Como consequência da exposição à radiação Sadako desenvolveu leucemia e passou muito tempo internada no Hospital da Cruz Vermelha onde conheceu a lenda e traçou o desafio de dobrar mil tsurus com desejos muito nobres: o restabelecimento seu e de todas as vítimas da guerra, e a conquista da paz mundial. A menina morreu, mas antes ultrapassou a própria meta; segundo Masahiro Sasaki, irmão mais velho de Sadako, antes de partir ela confeccionou 1.400 origamis.

Depois da morte de Sadako seus colegas de escola se mobilizaram e conseguiram financiamento para construir um memorial à menina e todas as crianças que morreram pelos efeitos da bomba atômica. No Parque Memorial da Paz em Hiroshima e no Parque da Paz de Seatle (Austrália) é possível encontrar uma estátua de Sadako que se tornou símbolo do impacto da guerra nuclear.

Árvore com tsurus - homenagem às vítimas de COVID-19

Será montada próxima ao Coreto na Praça da República (Jardim de Baixo) uma árvore de Natal decorada com origamis representando tsuru.

Na parte superior a árvore de 7 metros de altura vai apresentar uma decoração natalina comum; na parte inferior estará decorada por cerca de mil tsurus confeccionados por crianças das escolas municipais. É possível que dentro de cada origami tenha uma mensagem de otimismo e esperança nestes tempos de COVID-19, escrita ou desenhada - de acordo com a faixa etária e estágio de desenvolvimento de cada aluno.

Quem passar pelo Jardim de Baixo poderá levar um desses tsurus; se quiser pode deixar na árvore uma mensagem (não é necessário que seja em forma de tsuru). Aqueles que quiserem homenagear um ente querido vitimado pela doença podem escrever o nome dessa pessoa em papel e colocá-lo na árvore.

O objetivo é que os origamis sejam um elo de ligação entre diferentes pessoas que estão enfrentando, cada uma à sua maneira, esses tempos difíceis de pandemia.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR