8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > COM PROJETO PIONEIRO NO BRASIL SECRETARIA AMPLIA ATENDIMENTO A FILHOS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres - SPPM está com inscrições abertas para o Programa 'Sonhos de Criança', que tem como público-alvo crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, filhos de mulheres em situação de violência, assistidas pela Casa da Mulher Jauense.

Idealizado pela Secretária Cândida Ferreira - SPPM/Jahu, 'Sonhos de Criança' é um Programa de vanguarda, pois é o único no Brasil com foco nos filhos de mulheres vitimadas pela violência. Durante o lançamento que ocorreu durante live realizada pela Secretaria em 2021 o Plano recebeu elogios de Maria da Penha, ícone brasileiro na luta pelos direitos das mulheres, que apontou a necessidade de políticas públicas no Brasil voltadas a esse grupo que vive em contexto de violência.

A linha de ação do planejamento tem como escopo a prevenção da violência transgeracional e atuação imediata nos desdobramentos dela decorrentes, sempre observando o sofrimento psíquico e físico dessas vítimas com olhar humanizado e profissional. Violência transgeracional - que passa por várias gerações - é caracterizada pela agressão que ocorre de forma física, psicológica e sexual, cometida por pessoas próximas ou íntimas e que convivem no mesmo ambiente doméstico, podendo inclusive ocorrer entre parceiros, e pais e filhos entre outros.

Para romper este círculo de agressão, ao longo do Programa serão desenvolvidas atividades com objetivo de desconstruir processos de violência doméstica e familiar vivenciados, apostando no trabalho com temas como autoestima, sentimentos, igualdade, autoconhecimento, fortalecimento de vínculos e sonhos, entre outros.

“Originalmente era um Projeto restrito à intervenção psicossocial, mas o envolvimento com esse público revelou que era imprescindível ampliarmos os serviços; dessa forma chegamos a esta segunda versão, o Programa com viés também preventivo que disponibiliza atendimento multiprofissional. Como o enfrentamento à violência é uma chaga social multifacetada e dinâmica, o objetivo é mantermos o planejamento do 'Sonhos de Criança' sempre alinhado àquilo que o momento exige”, explica Cândida Ferreira.

 

ATIVIDADES E SERVIÇOS DO PROGRAMA
- inglês Kids
- nutricionista
- aula de arte em geral
- intervenções da 'Liga da Pediatria' com alunos do curso de medicina da Unoeste
- intervenções psicossociais em grupo com alunos dos cursos de psicologia e enfermagem das FIJ - Faculdades Integradas de Jahu
- comemoração de aniversário dos participantes
- encaminhamentos quando necessário

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp (14) 3624-7712 ou presencialmente na Casa da Mulher Jauense, na Avenida Ana Claudina, 447, Jardim Estádio. A primeira turma começa dia 7 de março. Lembrando que o Programa é voltado à crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, filhos de mulheres em situação de violência, assistidas pela Casa.

Tags

COMPARTILHAR