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Prefeitura de Jahu > Audiência Pública mostra economia nas despesas e amortização de dívida

Secretaria de Economia e Finanças informa que 1º quadrimestre tem despesas 22,69% menores do que igual período do ano passado; e que R$ 13,7 milhões são amortizados de restos a pagar

 

 

 
Dentre os números mostrados na Audiência Pública de apresentação dos resultados acumulados do 1º quadrimestre do exercício de 2013, nesta quarta-feira (29/05), dois são destacados pela Prefeitura de Jahu, segundo o secretário de Economia e Finanças.

O secretário Luis Vicente Federici informa que a Prefeitura de Jahu conseguiu gastar 22,69% a menos nos quatro primeiros meses da gestão do prefeito Rafael Agostini, comparando com igual período da administração anterior. Além disso, Federici apontou o pagamento de R$ 13,7 milhões dos restos a pagar herdados pela atual gestão.

“Estamos economizando”, disse o secretário, quando comparou o gráfico das despesas empenhadas no 1º quadrimestre de 2013. Foram R$ 157.801,239,34, contra R$ 204.111.959,53 do mesmo período de 2012. A diferença é de mais de R$ 46 milhões, ou seja, uma economia de 22,69%. Ao equacionar as receitas e despesas, a Prefeitura contém o déficit e consegue pagar a dívida pública.

Gráficos - Luis Federici analisa os números apresentados por meio de gráficos na Audiência Pública. “São duas situações importantes. A primeira é a diminuição nos gastos. Foram empenhados cerca de R$ 46 milhões a menos do que no primeiro quadrimestre do ano passado. Isso significa uma economia aos cofres públicos. Demonstra que nossa gestão está economizando, está conseguindo gastar menos e fazendo mais.”

Sobre a segunda questão apontada pelo secretário, ele comenta: “É sobre os restos a pagar, a dívida pública municipal, que está intimamente ligada à economia. Precisamos conter o déficit, conter o descontrole orçamentário, a sangria dos cofres públicos, para, a partir daí, manter os pagamentos deste ano e conseguir pagar as dívidas que foram deixadas”, explica.

Ele prossegue: “Pagamos cerca de R$ 13,7 milhões em valores até 30 de abril. De 30 de abril até a presente data foram pagos mais de R$ 3 milhões. Com o passar do tempo estamos amortizando a dívida do município. Estamos conseguindo pagar todas as contas e manter os pagamentos em ordem. Com medidas fiscais, de pulso firme e de gestão financeira estamos conseguindo colocar a prefeitura nos eixos. É um processo lento e demorado e que ainda nos vai consumir um bom tempo.”

A Audiência Pública foi presidida pelo vereador Lucas Flores, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia da Câmara de Jaú. Também fizeram parte da mesa, além de Lucas Flores e Luís Vicente Federice, o superintendente do Saemja, Paulo Roberto Ferrari, e Isaías Avelino, representante do IPMJ. A Audiência Pública contou com a presença do vice-prefeito Sigefredo Griso, da secretária de Governo, Ana Carolina de Andrade Martins e de mais dez vereadores.

 

Resultados principais

- Receita prevista para todo o ano: R$ 329.555.361,79

- Total arrecadado no 1º quadrimestre de 2013: R$ 92.693.458,43

(em igual período de 2012 foram R$ 82.149.316,28)

- Despesa empenhada no 1º quadrimestre de 2013: R$ 157.801.239,34

(valor é 22,69% menor do que valor empenhado em 2012, o que resulta em economia de R$ 46.310.720,19)

- Dívida Consolidada do Município no 1º quadrimestre de 2013: R$ 66.109.072,97

(é equivalente à 24,45% da Receita Corrente Líquida do Município)

(no fim de 2012 a dívida consolidada era de R$ 86.124.722,02, ou seja, 32,86% da RCL)

- Restos a pagar no 1º quadrimestre de 2013: R$ 24.386.318,65

(No fim de 2012 era R$ 38.087.127,37 o valor dos restos a pagar)

(a amortização no período corresponde a 35,97% do saldo em 31/12/2012, ou seja, foram pagos R$ 13.700.808,72)


Fonte: Secretaria de Economia e Finanças

 

 

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