8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Crianças e Adolescentes discutem propostas durante o Terceiro Encontro Lúdico dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes de Jahu

A Prefeitura Municipal de Jahu, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jahu (CMDCA), juntamente com Conselho Tutelar e apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na tarde de sexta-feira (14/06), o Terceiro Encontro Lúdico dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes de Jahu sob o tema “23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e o protagonismo infanto juvenil”.

Estiveram presentes ao evento a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Izilda Mattar, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaú, Claudinei Migliorini, o vice presidente do Conselho Tutelar, Marivaldo Araújo, a presidente do Conselho Tutelar de Dois Córregos, Cristina Baltiêca e a presidente do CMDCA de Dois Córregos, Mara Silvia Haddad, e o vereador João Lourenço.

O evento contou com várias apresentações artísticas e palestra do mestre em teologia infantil Lauro Vicente Trindade, do Rio de Janeiro, que reforçou que, para se tornar um protagonista, a pessoa deve ser o principal agente da sua história. “Protagonizar é se impor. As crianças e adolescentes tem que dar o primeiro passo para que sempre consigam ter seu papel na sociedade”.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Izilda Mattar, precisamos mostrar às crianças e adolescentes o direito que elas tem de ir e vir e seu papel na sociedade. “Elas precisam de um mundo melhor. Nosso futuro está aqui, junto com eles. Temos que investir e trabalhar com nossas crianças”.

Durante o encontro lúdico, crianças e adolescentes de entidades assistenciais e escolas do Município discutiram sete eixos com os seguintes temas: violência e exploração de crianças e adolescentes, cultura de paz e toque de recolher, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, diversidade cultural, educação e participação nos espaços de garantia de direitos.

As crianças e adolescentes presentes elaboraram algumas propostas como palestras com temas voltados à violência e exploração de crianças e adolescentes de forma continuada; formação de educadores de forma continuada em relação à violência e exploração de crianças e adolescentes, proporcionando motivação e capacitação psicosocial; incluir o tema cultura de paz na grade curricular das escolas a partir dos 8 anos de idade; criar o toque de recolher a partir de 22 horas para jovens menores de 18 anos; instituir parlamento jovem; criar parceria entre Secretaria de Meio Ambiente e entidades, associações e organizações não governamentais para criar uma cidade sustentável; criar projetos de conscientização nas escolas em relação ao Meio Ambiente; implantar coleta seletiva em todos os bairros; entre outros.

Foram eleitos 4 delegados do segmento adolescente, com 2 suplentes. No segmento crianças, foram eleitos 3 delegados. Todos participarão de Encontro Lúdico Regional, que ocorrerá em Bauru em data a ser determinada.

 

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas