8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > Prefeitura recepciona professoras de Dois Córregos no projeto Boa Vizinhança

 Grupo visita Igreja Matriz, Museu e Território do Calçado e conhece aspectos históricos de Jaú no projeto de intercâmbio escola

A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, recepcionou grupo com cerca de 30 professoras de Dois Córregos no sábado (22/06), dentro do projeto Boa Vizinhança. O objetivo foi passar informações sobre a história da cidade e monumentos históricos, de forma a capacitá-los para quando voltarem à Jaú acompanhando grupo de estudantes dois-correguenses.

Parte integrante do programa Cidade Escola, previsto no plano de governo do prefeito Rafael Agostini, o Boa Vizinhança tem por objetivo contextualizar conteúdos aprendidos em sala de aula pelos alunos da rede municipal de ensino através de intercâmbio cultural com os municípios vizinhos.

A visita das professoras foi monitorada por João Castro, assessor de turismo da Prefeitura de Jahu. O grupo chegou a Jaú por volta das 8h30 de sábado, na Praça Siqueira Campos, onde conheceram o monumento do aviador João Ribeiro de Barros e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio. Os arredores desses monumentos, onde estarão casarões antigos da Jaú, também foram observados pelas professoras.

“Contamos a história de Jaú através da igreja, falamos sobre a construção da igreja e os monumentos”, diz João Castro. Segundo ele, as professoras conhecem a história jauense e depois repassam aos alunos que virão à cidade no segundo semestre, quando terão continuidade os agendamentos após as férias escolares.

Depois da Igreja Matriz, o grupo de professoras seguiu para o Museu Municipal José Raphael Toscano, onde assistiram a um vídeo sobre João Ribeiro de Barros. Em seguida, visitaram todas as alas do museu, finalizando com um café da manhã oferecido pela Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. Por fim, o grupo foi conhecer o Território do Calçado, um dos principais atrativos comerciais de Jaú.

Na visita ao museu, a diretora de Cultura de Dois Córregos, Mara Silvia Arietti Nais, comentou que a visita a Jaú foi muito importante, pois além de dar noções da história jauense para ser compartilhada com alunos de Dois Córregos, também vai auxiliar no trabalho de criação de um museu em Dois Córregos.

Mara e as professoras viram de perto o acervo do museu jauense e ficaram cientes de que tipo de material e objetos podem ser captados em Dois Córregos para montar o acervo do Museu de Dois Córregos, a ser construído na antiga estação ferroviária.

O gerente de Projetos da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, Jeferson Miranda, destaca a intersetorialização do projeto, envolvendo turismo, cultura e educação. “Ao mesmo tempo estamos visitando essas cidades parceiras da região, Dois Córregos principalmente, levando nossos alunos para conhecer o patrimônio e a cultura. O projeto tem sido muito bem recebido e o retorno muito positivo, o que nos leva a manter esse projeto e a ampliá-lo.”

 

 

320 alunos - A Secretaria Municipal de Educação de Jaú realizou na quinta-feira (20/6)  a quarta edição do projeto “Boa Vizinhança”. Há pouco mais de um mês de seu lançamento, a Educação contabiliza visitação de aproximadamente 320 alunos ao município de Dois Córregos.

Para desenvolver as atividades, estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Vereador Ângelo Ronchesel” foram encaminhados em dois turnos (manhã e tarde), somando 75 crianças. Durante o passeio, orientado pelo turismólogo João Castro, os estudantes foram acompanhados pelas professoras Andrea Becaleto, Luciana de Oliveira, Mariana Paulucci e Patrícia Vasques.

Ao desembarcarem no município de Dois Córregos, as crianças foram levadas até a praça da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo para roda de conversa, onde expuseram conhecimentos prévios sobre a cidade e vivências que tiveram no local. Para direcionar os trabalhos, o turismólogo citou características geográficas, falou sobre as bases da economia, o reconhecimento gastronômico e cultural da cidade.

Na sequência, as crianças foram conduzidas ao interior da Igreja Matriz, onde puderam aprender sobre aspectos estruturais e arquitetônicos do prédio, além de fazer perguntas, esclarecer dúvidas e registrar o momento em fotografias.

Identificada por ser a “Capital das Lendas e da Poesia”, Dois Córregos tem como um de seus atrativos turísticos as histórias ribeirinhas, urbanas, cachoeiras e canavieiras. Com o intuito de compartilhar as narrativas fantásticas e estimular a imaginação das crianças, Castro contou aos estudantes as lendas “A Noiva do Jardim” “O Unhudo da Pedra Branca”.

Após a contagem das histórias, as crianças foram levadas até a praça Major Carlos Neves. Na oportunidade, puderam conhecer o monumento em homenagem à lendária noiva de Dois Córregos e as rochas que há tempos abrigaram estátua do Unhudo. De encerramento, os alunos lancharam e tiveram momento de recreação nas imediações do local.

Tags

COMPARTILHAR
Notícias relacionadas