Prefeitura de Jahu > MAPA VERDE E SOLO NA PAUTA DE ESTUDANTES

Estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Municipal - EMEF Caetano Perlatti conheceram no último dia 6 o Mapa Verde (Green Map System), ferramenta colaborativa de alcance global que consiste na elaboração de mapas ambientais compostos de ícones representativos e que visa construir um olhar crítico sobre o ambiente em que vivemos.

Os estudantes participarão da confecção do Mapa que apresenta dados sociais, culturais, econômicos, ambientais e históricos da comunidade, além de suas relações com o cotidiano.

A iniciativa é uma das ações do Projeto ‘Semeiar Jahu’, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Faculdade de Tecnologia - Fatec/Jahu.

Neste primeiro encontro o principal objetivo foi estimular nas crianças a capacidade de observação do ambiente em que estão inseridas e que frequentam todos os dias, visando identificar questões socioambientais de sua realidade e relacioná-las aos ícones que serão inseridos no Mapa. As contribuições apontadas vão auxiliar a Administração Municipal no planejamento de ações em prol de um mundo mais saudável, sustentável e justo.

PALESTRA SOBRE O SOLO
No mesmo dia (6), em mais uma ação do Projeto ‘Semeiar Jahu’, estudantes dos quartos anos da EMEF Caetano Perlatti participaram de palestra obre o solo, ministrada pelo estagiário Murilo Gomes Casale.

Em pauta, o processo de formação do solo, sua importância ecológica e econômica, os organismos que o habitam e problemas (como contaminações, queimadas e processos erosivos) que podem afetar sua composição.