8º Distrito Industrial

Gostaria de instalar sua empresa no 8º Distrito Industrial? Acesse o link abaixo e preencha o formulário!

Formulário de Interesse


Prefeitura de Jahu > ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS LEVANTAR QUESTÕES AMBIENTAIS PARA O MAPA VERDE

ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS LEVANTAR QUESTÕES AMBIENTAIS PARA O "MAPA VERDE"

Neste mês estudantes de toda rede de ensino da cidade estão nas ruas fazendo levantamento de questões ambientais. Supervisionados por professores, alunos do 3º, 4º, e 5º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio, de escolas municipais, estaduais e particulares de Jahu, enumeram pontos positivos e negativos da região onde suas unidades de ensino estão localizadas.

Todos os dados - que começaram a ser coletados em junho - serão compartilhados em uma plataforma internacional denominada Green Map, ferramenta colaborativa de alcance global que consiste na elaboração de mapas ambientais compostos de ícones representativos, visando construir um olhar crítico sobre o ambiente em que os indivíduos vivem. No mapa são expostos dados sociais, culturais, econômicos, ambientais e históricos da comunidade, além de suas relações com o cotidiano.

O Mapa Verde está sendo elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), com apoio da Faculdade de Tecnologia - Fatec/Jahu, Secretaria de Educação, Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo e Instituto Pró-Terra.

O trabalho de confecção do Mapa Verde não é realizado no município há 20 anos. Em 2003 serviu de base para o Plano Diretor. Segundo o Secretário Giovani Mineti Fabricio o mapa está sendo refeito para ser utilizado como instrumento de planejamento urbanístico e ambiental e de ferramenta de diagnóstico por meio da visão dos estudantes.

É possível conhecer mais sobre essa proposta de raio X ambiental através da plataforma “Green Map”, que disponibiliza seu histórico e mais de 900 mapas feitos ao redor do planeta. Para consultar esse conteúdo acesse o link https://www.greenmap.org/

A produção do mapa é uma das ações do Projeto SEMEIAR JAHU, lançado no Dia Mundial da Água (22/03/2023). A proposta está fundamentada em quatro pilares a serem trabalhados juntos às escolas: resíduos sólidos; educação ambiental formal com temáticas relacionadas à água, arborização urbana, biodiversidade, solo, queimadas urbanas e incêndios florestais; produção de mudas; e percepção socioambiental - conquistada através da confecção do Mapa Verde.

O SEMEIAR JAHU foi idealizado com objetivo de estimular nas crianças a assimilação de questões ambientais e provocar o despertar para a necessidade de engajamento com vistas à promoção de um meio ambiente melhor para todos, além de incutir nelas sentimentos de pertencimento e apreço por seu entorno, solidariedade, ética, coletividade e responsabilidade socioambiental, fazendo com que a comunidade (através das crianças) adote uma postura consciente e atuante, na transformação do ambiente em que vive.

Galeria de imagens

Tags

COMPARTILHAR