Prefeitura de Jahu > OUTUBRO ROSA - SAÚDE DA MULHER COM FOCO NA PREVENÇÃO

OUTUBRO ROSA - SAÚDE DA MULHER COM FOCO NA PREVENÇÃO

A campanha Outubro Rosa é realizada todos os anos para conscientizar a população sobre o câncer de mama, com propósito de divulgar informações sobre diagnóstico e tratamento da doença.

A prevenção do câncer de mama é realizada a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs) que, quando necessário, encaminham as pacientes para tratamento especializado.

Em alusão à campanha a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma série de ações educativas, de sensibilização e prevenção do câncer de mama e coleta de material para o exame de Papanicolau (prevenção do câncer ginecológico). O objetivo é incentivar mulheres a identificarem precocemente as doenças, aumentando as chances de cura.

EXAME DE PAPANICOLAU
Data: dias 4 e 11/10 (quartas-feiras)
Coleta de material para exame de Papanicolau

Data: dias 18 e 25/10 (quartas-feiras)
Horário: das 7h30 às 10h
Coleta de material para exame de Papanicolau

Podem submeter-se à coleta mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos, desde que estejam sem relações sexuais (mesmo com camisinha), por pelo menos 48 horas antes do procedimento. É importante também evitar uso de duchas e/ou medicamentos vaginais.

Os atendimentos ocorrem por livre demanda. Mulheres interessadas devem apresentar RG, CPF e Cartão SUS.

PALESTRAS
Data: 6/10 (sexta-feira)
Tema: “Violência Doméstica”

Data: 20/10 (sexta-feira)
Horário: 10h
Tema: “Autoestima e autocuidado - desafios e compromissos” - Psicóloga Margarida M. Togashi

Data: 27/10 (sexta-feira)
Tema: “E Se de repente eu me olhar?” - Terapeuta Integrativa Aline Queiroz

As coletas de material para exame de Papanicolau e as palestras vão ocorrer na sede da Secretaria de Saúde (antigo Hospital São Judas), entrada pela Avenida das Nações, 855.